Novidades
Motivação é fator determinante para longevidade

08/10/2013



Psicóloga destaca que autonomia e saúde emocional ajudam idoso a se manter ativo

Em todas as fases da vida, as pessoas têm necessidade de motivação para viver, e na velhice não pode ser diferente.

“Envelhecer bem é um processo que se inicia muito antes de pararmos para pensar no assunto. No decorrer da fase adulta já devemos adotar certas medidas e escolhas”, diz a psicóloga Márcia Pin Fancelli, que atende os pacientes com mais de 65 anos no ambulatório de Psicologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), administrado pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

A percepção da psicóloga, que atende idosos há oito anos, é de que pacientes com problemas crônicos de saúde estão vivendo mais tempo. Essa realidade se dá em razão dos recursos assistenciais para a faixa etária, mas também porque essas pessoas continuam ativas e participativas no seu cotidiano.

“É importante ressaltar que o que motiva cada pessoa está relacionado ao histórico de vida e a características pessoais”, afirma.

Márcia ressalta ainda que a motivação tem relação direta com a autonomia do idoso. Por estar no controle da sua vida, ele pode ter escolhas e tomar decisões.

“Após a fase de obrigações com a família e com o trabalho, podemos ter novas motivações ao resgatar projetos da juventude adaptados à realidade atual ou ter novos projetos, ou ainda se dedicar mais a atividades pessoais que dão prazer.”

Ela cita outros fatores importantes, como a convivência em grupo, as relações entre gerações na família, as práticas religiosas, atividades físicas e a busca de novos aprendizados.

“Saúde não é só ausência de doenças, mas um conjunto de aspectos que dão sentido e motivação para viver”, explica a psicóloga.

Márcia destaca também que dar a mesma importância para a saúde emocional e relações pessoais, como se faz com a saúde física, é determinante para a vivência da velhice e da longevidade como algo bom e recompensador.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas