Novidades
Combinação de proteínas de soja e do leite promove síntese proteica no músculo quando consumida após o exercício! Veja aqui!

23/09/2013



Consumidas juntas, proteínas fornecem aminoácidos aos músculos e prolongam o crescimento e a recuperação muscular

Um novo estudo publicado no “The Journal of Nutrition” acaba de demonstrar os benefícios do consumo de uma combinação de proteínas para a síntese proteica no músculo após o exercício. O estudo é o primeiro do gênero, realizado por pesquisadores da área médica na Universidade do Texas, e utiliza proteínas de soja, do soro de leite e caseína, consumidas após uma sessão de exercícios de resistência. Estas proteínas possuem perfis complementares de aminoácidos e diferentes taxas de digestão (perfis de liberação de aminoácidos). Os resultados demonstraram que os indivíduos, ao consumirem essa combinação de proteínas, obtiveram uma melhoria na disponibilidade de aminoácidos aos músculos e na síntese proteica no músculo em comparação aos indivíduos que consumiram uma fonte única de proteína.

“Fontes de proteína de alta qualidade contêm todos os aminoácidos essenciais e possuem características individuais que oferecem uma vantagem única para o crescimento muscular”, afirma Blake Rasmussen, Ph.D. e presidente interino do Departamento de Nutrição e Metabolismo e principal autor do estudo. “Este é o primeiro estudo para testar os efeitos da combinação da soja com proteínas do leite, soro de leite e caseína no ganho de massa magra”.

A composição da combinação usada neste estudo foi baseada nos resultados de um estudo pré-clínico recentemente publicado que demonstrou uma maior síntese proteica no músculo esquelético pós-prandial em ratos, quando comparado a outra combinação contendo somente proteínas de soja ou do soro de leite. Este estudo clínico humano mostra, pela primeira vez, que uma combinação de proteína de soja-leite (25% de proteína isolada de soja SUPRO®, 25% de proteína isolada do soro de leite e 50% de caseinato) é capaz de estimular o crescimento do músculo a uma intensidade semelhante à proteína do soro de leite por meio de uma elevação da síntese proteica no músculo e sinalização do crescimento de células do músculo. Além disso, a combinação aumentou a janela anabólica (ou seja, o aumento prolongado na taxa de síntese proteica no músculo em descanso) para uma quantidade maior de tempo, comparando com a utilização somente da proteína do soro do leite.

As bebidas forneceram aproximadamente 20 gramas de proteína da combinação de soja-leite ou proteína de soro do leite e continham quantidades semelhantes de leucina, o aminoácido essencial para as células musculares que regulam as taxas de síntese proteica no músculo. As bebidas foram consumidas após um exercício de resistência de alta intensidade nos membros inferiores. Várias amostras do músculo da perna foram coletadas de cada indivíduo para determinar as alterações na síntese proteica no músculo ao longo do tempo (em descanso e 3 e 5 horas após o exercício). Dezenove jovens adultos saudáveis participaram desse ensaio randomizado, duplo cego.

“Pesquisas anteriores examinaram apenas fontes isoladas de proteínas e não consideraram a combinação de fontes de proteína para o conteúdo de leucina, um aminoácido de cadeia ramificada com efeitos anabólicos, que se pensava ser a desencadeante da síntese proteica no músculo. Os resultados de nosso estudo com leucina combinada indicam que a mistura de proteína de soja-leite estimulou a síntese muscular durante o período de recuperação inicial, bem como no período pós-exercício, comparado ao tratamento com uma única fonte de proteína, soro de leite, que apenas aumentou a síntese muscular em descanso no período inicial de recuperação,” disse Paul Reidy, pesquisador líder do estudo.

As proteínas do leite (caseína e soro de leite), soja, carne e ovos são eficazes na estimulação da síntese proteica muscular após o exercício. Este estudo demonstra que o consumo de uma bebida feita com uma combinação de proteínas de soja-leite após o exercício é capaz de prolongar o fornecimento de aminoácidos para os músculos e síntese proteica no músculo esquelético humano. Este prolongamento da janela anabólica pode também ser importante para o envelhecimento do músculo.

“Até o momento, nenhuma pesquisa sobre combinação de proteínas de fontes diferentes e seus efeitos sobre a síntese proteica no músculo havia sido feita. A saúde do músculo é uma grande preocupação, não só para indivíduos jovens e ativos como os deste estudo, mas também para a população que está envelhecendo. A função de proteína para a saúde do músculo é um tema essencial de interesse para nossa empresa”, disse Ratna Mukherjea, Ph.D., líder da equipe de Ciência & Nutrição Solae/DuPont Nutrition & Health. “Esta publicação explica os resultados efeitos benéficos do consumo da combinação, compartilhados em várias reuniões científicas em 2012”.




Veja mais sobre SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli

10) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

11) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

12) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas