Novidades
Você sabe quando usar gelo ou compressa quente para diminuir dores?



Dicas de como agir após contusões sofridas com os exercícios físicos


Os exercícios físicos estão entre as atividades mais recomendadas quando o assunto é o cuidado com a saúde. Entretanto, o que muitos atletas amadores desconhecem é que, em alguns casos, o treinamento sem a orientação de um especialista pode causar vários tipos de lesões. E com elas, é preciso saber como amenizar as dores e os danos musculares, ou seja, saber como agir durante os primeiros cuidados das regiões contundidas.

Para o fisioterapeuta e professor da Faculdade Inspirar, de Curitiba (PR), Álvaro Wolff, é necessário ter cautela na hora de praticar atividades físicas, pois “No futebol, por exemplo, temos as torções de joelho e tornozelo, que podem produzir desde dor de pouca intensidade e inchaço local às lesões mais graves, como a ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho, que necessitará de cirurgia”, exemplifica o professor.

O fisioterapeuta afirma que, em casos de lesão durante atividades físicas, é importante a realização de uma avaliação e um diagnóstico fisioterapêutico, já nos traumas agudos com menor gravidade, o resfriamento da região, nas primeiras 72 horas, reduz a resposta inflamatória produzida pela lesão após o choque. “Agir rapidamente nessas situações ajuda a diminuir as possibilidades de inchaços e, consequentemente, dores. Recomendamos um método chamado REGECE para essas situações, que significa RE - repousar a parte lesionada; GE - colocar gelo; C – proporcionar uma leve compressão sobre a região; e E – elevá-la para facilitar a circulação”, orienta.

De acordo com Wolff, na fase inicial do tratamento, que pode ser realizado em casa, o tempo de permanência da compressa de gelo varia de acordo com região lesionada. “O resfriamento da região contundida pode ser feito de 10 a 20 minutos a cada hora, porém, existem outros fatores, como o tamanho da articulação e o tecido adiposo presente, que podem aumentar ou diminuir esse tempo”, salienta.



Quando usar o gelo?
Segundo Dr. Osmar de Oliveira, Ortopedista praticamente em todos os traumas : pancadas, entorses, lesões de ligamentos, lesões musculares, etc. Ou seja, desde um “galo”na testa de uma criança que caiu até uma torção grave de joelho.


* Como se pode fazer essa aplicação?

a) pedras de gelo num saco plástico ( quebre cada pedra de gelo da geladeira em 2 ou 3 pedaços)

b) bolsas térmicas (são de borracha e você deve colocar água bem gelada)

c) bolsas de gel (são práticas, encontradas em qualquer farmácia e ficam geladas depois de alguns minutos no congelador)

d) gelo em toalha (dobre uma toalha de rosto, coloque gelo picado na dobra como se fosse um sanduíche)

e) diretamente (pedra de gelo aplicada diretamente no local contundido, útil para pequenas articulações, como dedos, por exemplo)

f) spray ( é o gelo sob a forma de gás, mais usado em ambientes profissionais)



* Por quanto tempo?

Nas regiões grandes (ombro, cotovelo, coxa, joelho, tornozelo, etc) a aplicação deve durar 30 minutos. Menos que isso, o efeito não é completo e mais do que isso é desnecessário e pode ser perigoso. Nos dedos das mãos e dos pés, o tempo não pode ser superior a 10 minutos.

Estas aplicações podem ser repetidas a cada 2 ou 3 horas até se procurar um médico.



Quando usar compressa de água quente?
Segundo o fisioterapeuta Wolff, o uso de compressa quente deve ocorrer em situações consideradas crônicas, onde há a formação de edemas após as lesões. “Aquecer as regiões lesionadas é uma opção válida para diminuir hematomas gerados pelos traumas, além de melhorar a circulação do sangue nessas regiões”, finaliza.




Veja mais sobre ORTOPEDIA EM:


Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini






Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas