Novidades
Quer emagrecer? Substitua a farinha de trigo pela farinha de chia e deixe suas receitas mais saudáveis, funcionais e magrinhas! Confira!

18/09/2013



Transformar receitas tradicionais em funcionais é muito simples. Os alimentos funcionais são aqueles que enriquecem a nossa dieta com substâncias capazes de melhorar a nossa saúde e reduzir o risco de doenças. É o caso da farinha de chia. Originária da moagem do grão de chia já desengordurado, apresenta diversos benefícios a saúde assim como o grão, porém com uma quantidade maior de fibras e proteínas em sua composição.

Por exemplo, você sabia que a farinha de trigo pode ser facilmente substituída pela farinha de chia em suas receitas? Além do sabor agradável, a farinha de chia tem metade das calorias da farinha de trigo e o triplo de proteínas, contribuindo para uma alimentação mais funcional e saudável. Dos carboidratos presentes na farinha de chia, 98% são fibras, enquanto na farinha de trigo, que tem 50% a mais de carboidrato, apenas 3% são fibras.

A farinha de chia tem aproximadamente 6 g de gorduras poliinsaturadas (ômega 3 e 6) que são benéficas para a saúde. Além disso, possui 18 vezes mais magnésio, 10 vezes mais fósforo, 7 vezes mais potássio e 50 vezes mais cálcio do que a farinha de trigo.

Abaixo uma tabela comparativa da farinha de chia com a farinha de trigo.

Em 100g Farinha de trigo Farinha de chia
Energia (Kcal) 360 186
Carboidrato (g) 75,1 52.9
Sendo, Fibra (g) 2,3 51.8
Proteína (g) 9,8 29.3
Lipídeo (g) 1,4 7
Ômega 3(g) Não consta 4.2
Ômega 6(g) Não consta 1.4
Tiamina (B1) (mg) 0,31 3.72
Riboflavina (B2) (mg) Traços 0.37
Niacina (B3) 0,89 9.66
Magnésio (mg) 31 570
Cálcio (mg) 18 890
Sódio (mg) 1 1.1
Fósforo (mg) 115 1130
Potássio (mg) 151 1070


Quer emagrecer?

A nutricionista do Herbarium, Natana Martins, explica que tanto o grão quanto a farinha de chia são ricos em proteínas e atuam sobre a perda de peso de várias maneiras. Por exemplo:

- como a proteína demora mais tempo para ser digerida, gastamos mais energia na sua digestão. Este processo recebe o nome de termogênese

- uma digestão mais lenta proporciona saciedade por mais tempo

- o consumo de proteínas aliado à prática de exercícios físicos aumenta a nossa massa magra (muscular). Os músculos são os principais ‘requisitantes’ de energia do nosso corpo. Quando aumentamos a massa magra, ou seja, nossa massa muscular, também aumentamos o consumo de energia, ou seja, o gasto de calorias, que nos leva a perda de peso.

- para adultos saudáveis é recomendado o consumo médio de 1,2 g de proteínas por kg de peso. Isso quer dizer, por exemplo, que uma pessoa de 75 Kg deveria consumir 90 g de proteína por dia. Um bife bovino médio tem aproximadamente 27g de proteína. Um copo de leite cheio tem aproximadamente 4g de proteína. Apenas uma colher de sopa de farinha de chia contém 3,7g de proteína.


Outros benefícios para a saúde

A farinha de chia também garante o bom funcionamento do intestino e aumenta a resposta muscular após o exercício físico. De acordo com Natana, qualquer pessoa pode consumir a farinha de chia, incluindo celíacos, vegetarianos e, principalmente, aquelas que desejam perder peso de maneira saudável.

“Além de possuir uma quantidade maior de fibras e proteínas do que a mesma porção do grão, a farinha de chia é menos calórica e possui uma carga maior de minerais como magnésio, fósforo e potássio. Já o grão apresenta uma concentração maior de ácidos graxos Ômega 3 e 6”, esclarece Natana.


Para incrementar suas refeições, veja duas sugestões de receitas com CHIA, clique aqui




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas