Novidades
Na semana do DIA MUNDIAL SEM CARRO (22/09), São Paulo será marcado com atividades diversificadas na Avenida Paulista! Veja aqui!

17/09/2013

Virada da Mobilidade acontece neste mês com programação especial em São Paulo



Mais de 10 mil pessoas são esperadas para a Virada da Mobilidade 2013, que acontece entre os dias 17 e 23 de Setembro, na cidade de São Paulo. O objetivo é explorar e incentivar as possibilidades de transporte por meio de ações que englobam atividades no Parque do Ibirapuera, Seminários, Competição Multimodal, além de ação específica de conscientização na Vila Madalena. No dia 21, haverá o Festival de Vagas Vivas e no DIA MUNDIAL SEM CARRO (22), o público poderá participar da ação “Se a Paulista fosse minha...”, das 10hs às 22hs, na Avenida Paulista.

Segundo um dos idealizadores da Virada e diretor do site Caronetas, Márcio Nigro, o evento busca resgatar a liberdade que o usuário tem de repensar o planejamento diário do trajeto casa – trabalho, fazendo com que perceba que ele é o trânsito e pode se tornar um agente de mudança desse cenário.

Durante a abertura do evento, que acontecerá no dia 17, no auditório da Editora Abril, será apresentada a carta de recomendação que está sendo redigida para encaminhar as prefeituras dos municípios que se enquadram com a exigência da Lei Nacional de Mobilidade Urbana. Para colaborar com sugestões, basta acessar o link: http://viradadamobilidade.wordpress.com/carta-de-recomendacao/

Os Seminários serão realizados nos dias 17, 18, 19 e 23, e terão como foco os seguintes temas: Economia da Mobilidade Urbana; Segurança e Saúde; Mobilidade Corporativa e Cidades Sustentáveis; Mobilidade Urbana e qualidade do ar. Estão previstas participações do Diretor Presidente do Detran, Secretário Municipal de Saúde, Secretário do Estado de Planejamento e Desenvolvimento Regional, dentre outros. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição com antecedência: http://viradadamobilidade.wordpress.com/programacao/palestras/

A competição multimodal será no dia 21 e tem por objetivo estimular a intermodalidade na cidade. Ao invés de estimular a competição entre os diferentes modais disponíveis, a proposta é fazer com que o usuário experimente utilizar três modais diferentes para chegar a um destino comum partindo das quatro diferentes zonas da cidade. Foram escolhidos os principais parques de cada uma das regiões como ponto de partida, e o destino será o Parque Ibirapuera. “De cada região partirão três competidores, dos quais um deles com mobilidade reduzida, para a gente observar como está a acessibilidade na cidade.

Cada competidor será acompanhado por uma equipe de filmagem que gravará as escolhas e dificuldades do percurso”, afirma Nigro.

As atividades no Parque do Ibirapuera também ocorrerão no dia 21. “Vários coletivos estarão realizando atividades relacionadas à Mobilidade urbana. As pessoas poderão levar a bike, o skate, ou a família e terão a oportunidade de conhecer as ideias que estão transformando a cidade”, ressalta Márcio Nigro.

Os organizadores do evento criaram ainda um concurso cultural no facebook, que dará uma bicicleta elétrica dobrável ao autor da melhor frase começando com “Para mudar a situação de mobilidade da minha cidade eu posso ….”. Acesse o aplicativo: https://apps.facebook.com/minhas-enquetes/lgpjv

A Vila Madalena, local onde atividades artísticas e inovadoras ocorrem o tempo todo, também terá programação especial. “Faremos um uso e ocupação da rua diferente: Parklets e Vagas vivas tomarão conta do cenário mostrando que a rua pode ser um espaço de convivência. Faremos também uma blitz educativa de alcoolemia, em parceria com o DetranSP. Atores estarão passeando pelos bares da cidade, distribuindo bafômetros descartáveis”, finaliza Nigro.


Avenida Paulista será transformada em rua de lazer no DIA MUNDIAL SEM CARRO

No DIA MUNDIAL SEM CARRO (22), haverá a ação “Se a Paulista fosse minha...”, com extensa programação na Avenida Paulista. Segundo Edson Silva, do Movimento SampaPé e um dos organizadores da Virada da Mobilidade, a ideia é transformar a Paulista numa linda rua de lazer, um incrível parque a céu aberto, um espaço para as pessoas. “O público encontrará uma programação extensa que está sendo desenvolvida por coletivos da cidade de São Paulo. Nada mais justo do que a própria população dizer o que deseja para cidade, e por isso entendemos que a programação de atividades na ação deva ser desenvolvida por coletivos e por pessoas que queiram discutir a destinação do espaço público para pessoas, ficaremos felizes em observar um espaço organizado exclusivamente para automóveis, se transformar em um incrível parque”, afirma Edson Silva.

A programação estará se completando organicamente até o dia da ação e por isso continua aberto o convite a todos que desejem levar atividades que ajudem a transformar a Av. Paulista em um local de convívio e de lazer. A pré-programação da “Se a Paulista fosse minha...” integra: Música ao vivo, Mega Picnic colaborativo, Piscinas em caçambas, Quadra de basquete, Parque de diversões, Parque de diversões canino (Agility), Espaço Brincança (Área infantil), Oficinas diversas (gratuitas), Slackline, Troca de livros, Rádio AoVivo + Intervenção Musical, Rodas de leitura, Projeções, Compartilhamento livre de bibliotecas e dados digitais (Musicas, livros, videos, etc), Xadrez gigante, Exposição "Cala boca nunca mais", Apresentações de dança e Vivências Participativas na ótica do Projeto Cartograffiti - do centro para a periferia.


Festival de Vagas Vivas
Seguindo a programação em celebração ao DIA MUNDIAL SEM CARRO, no dia 21 de Setembro haverá o Festival de Vagas Vivas, cujo objetivo é o compartilhamento harmônico das vias públicas. O evento é aberto a quem quiser participar e será marcado pelo uso das vagas normalmente destinadas aos carros, de maneira não corriqueira, lúdica e festiva, fazendo a população refletir sobre o espaço público e sua utilização desenfreada pelos carros.



Veja mais sobre SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli

10) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

11) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas