Novidades
Diagnóstico precoce do linfoma ainda é desafio! Veja aqui os tipos, as chances de cura e os cuidados!


16/09/2013



Se descoberto em estágio inicial, pacientes têm 85% de chances de cura. Mas o tempo de espera pelo resultado continua longo


Em maio entrou em vigor a lei federal que obriga o Sistema Público de Saúde a iniciar o tratamento do câncer em no máximo 60 dias após o seu diagnóstico. (Veja aqui sobre esta medida do Ministério da Saúde, clique aqui,

Mas, na grande parte dos casos, é exatamente esse diagnóstico que demora para chegar. E isso pode atrapalhar, e muito, o tratamento de pacientes com linfoma, que muitas vezes passam meses realizando diferentes tipos de exames para finalmente descobrirem a doença.

Por ano, no Brasil, mais de 12 mil pessoas descobrem ter um linfoma, tipo de câncer que se diagnosticado precocemente, tem suas chances de cura aumentadas em mais de 85%.

Segundo o Dr. Paulo Hoff, clique aqui, diretor geral do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, dentre os principais desafios a serem melhorados na Saúde está o encaminhamento tardio do paciente ao hospital. “O T0, como chamamos o período pré-diagnóstico, é crítico, pois até o paciente chegar ao resultado, existe uma longa peregrinação”, disse durante a 8ª Conferência de Onco-Hematologia da ABRALE.

Já para o Dr. Jacques Tabacof, coordenador da Hematologia e Oncologia e membro do Comitê Científico Médico da ABRALE, também é fundamental que os profissionais estejam atentos e conheçam aos sinais da doença.

“A maioria dos casos de linfoma são inicialmente avaliados por clínicos gerais, pediatras, cirurgiões e outros profissionais, e a partir daí são encaminhados para os hematologistas quando existem suspeita do câncer. É muito importante atingir estes profissionais, pois encurtaria o tempo do diagnóstico definitivo”, disse.


Entenda o linfoma

Dividido em dois subtipos, 1) linfoma de Hodgkin e 2) linfoma não-Hodgkin, seu principal sintoma é o inchaço indolor dos linfonodos (conhecido popularmente como íngua) no pescoço, nas axilas ou na virilha. Outros sinais também comuns ao linfoma são febre, suor (geralmente à noite), cansaço, dor abdominal, perda de peso, pele áspera e coceira.

O diagnóstico pode ser estabelecido com precisão pela biópsia de um linfonodo ou de outro órgão envolvido, como osso, pulmão, fígado ou outros tecidos. Outro exame muito importante e que ainda não consta no rol de procedimento do SUS é o PET Scan, realizado por meio de imagem.

O tratamento de ambos é baseado em quimioterapia, radioterapia e medicamentos chamados de anticorpos monoclonais. O transplante de medula óssea só é indicado quando o paciente não responde bem ao tratamento ou se já tem um doador compatível.

“É muito importante que todos estejam sempre atentos à sua saúde, e se notar algo diferente em seu corpo, procure um médico. O diagnóstico precoce do linfoma é o grande diferencial para se alcançar a cura, e o acesso ao melhor tratamento e exames é essencial para se chegar a este resultado. Por isso a ABRALE trabalha incessantemente, com o objetivo de levar informação correta a todos e cobrar de nossos governantes melhorias na Saúde pública do país.”




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas