Novidades
Tratamento adequado proporciona qualidade de vida às pessoas com lúpus!

De 3 a 5% da população mundial sofre com alguma doença autoimune, sendo que o Lúpus, uma das mais populares da lista, atinge dez vezes mais mulheres do que homens. Além disso, segundo estudos norte-americanos, a prevalência em mulheres negras é quase quatro vezes maior.



A causa da doença se dá através do sistema imunológico que ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo devido uma “confusão” na quantidade de informações que o cérebro recebe. De acordo com a reumatologista do Centro de Qualidade de Vida, Dra. Tatiana Hasegawa, o Lúpus é uma doença de causa multifatorial. “Pode envolver predisposição genética e fatores ambientais. Agentes infecciosos, alguns medicamentos, radiação ultraviolenta e fatores hormonais são desencadeantes prováveis da doença não sendo contagiosa”.

Ainda segundo a especialista, os sintomas são manifestações sistêmicas como fraqueza, mal-estar, fadiga, perda de peso, febre e inflamações crônicas, que são observadas na fase ativa da doença. Outros sintomas, num estágio mais avançado, são as dores articulares, manchas e pequenas feridas na pele, comprometimento renal, neurológico, pulmonar, cardíaco, vascular, ocular e alterações endócrinas, que podem ocorrer simultânea ou isoladamente. Por vezes, o diagnostico fica comprometido pelas várias manifestações da doença. “Deve-se suspeitar do diagnóstico de Lupus em pacientes que apresentem manifestações características, entre elas, lesões cutâneas típicas, ou que apresentem comprometimento de múltiplos órgãos, como o rim, sem causa aparente”, reforça Dra. Tatiana.

De acordo com a Dra. Branca Dias Batista de Souza, professora da Reumatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, pessoas com lúpus, que seguem o tratamento correto, podem ter uma ótima qualidade de vida, inclusive mulheres podem ter uma gravidez tranquila.

"Quanto mais precocemente identificar a doença e iniciar os cuidados apropriados, o indivíduo terá mais chances de levar uma vida normal, acompanhada de uma taxa de mortalidade baixíssima e gestações sem problemas, por exemplo", afirma a especialista.

Mais comum em mulheres jovens na fase fértil, o lúpus é uma doença inflamatória sistêmica. Segundo a professora, é uma doença autoimune, ou seja, o indivíduo produz anticorpos que atacam o próprio organismo.

Não infeccioso, o paciente com lúpus já nasce com a predisposição para desenvolver a doença que pode acometer diversos órgãos e sistemas do corpo humano. A Dra. Branca cita os principais sintomas:

• Dores ou inflamações nas articulações

• Febre

• Emagrecimento

• Cansaço

• Falta de apetite

• Lesões na pele

• Irritações na pele após exposição ao sol


A professora afirma, ainda, que 70% dos pacientes com lúpus apresentam problemas de pele e 50% terão complicações nos rins. "Também é comum o acometimento de partes como as articulações, o sistema nervoso central e as células do sangue. Geralmente, o órgão menos prejudicado é o fígado".

A Dra. Branca explica que, após o diagnóstico, é necessário avaliar a extensão da doença e qual a melhor forma de tratá-la. "O tratamento básico é realizado com corticoide e/ou imunossupressores. Contudo, depende dos órgãos acometidos", diz.

Mesmo com o difícil diagnóstico da doença, hoje já existem exames eficazes para minimizar a descoberta tardia do lúpus. Exames laboratoriais, como o FAN (Fator Antinuclear), ajudam a identificar as manifestações silenciosas da patologia como alterações hematológicas e renais, além de exame que investiga os autoanticorpos.




Veja mais sobre SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli

10) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

11) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

12) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner










Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas