Novidades
5 passos para prevenir as dores nas costas!

13/08/2013



As dores mais comuns nas costas podem ser evitadas, especialista dá dicas de exercícios que podem ser feitos em casa com a bola suíça

As dores nas costas se tornam cada vez mais comuns e causadas por diversos fatores, como carregar bolsa pesada e ficar muito tempo na frente do computador. Aprenda a prevenir as dores nas costas, de uma maneira rápida e fácil, você pode fazer os exercícios sem precisar sair de casa, com 5 movimentos diferentes para fortalecer a musculatura utilizando a bola suíça. As dicas de Patrícia Yang, assessora esportiva, ajudam a prevenir as dores que são comuns em todas as idades.

Para Patrícia Yang, as dicas são importantes para quem procura uma qualidade de vida. "É comum ouvir pessoas reclamando desses tipos de dores, o circuito ajuda a fortalecer a musculatura prevenindo essas dores, tem que ressaltar também que se a pessoa já tem as dores não pode fazer os exercícios e deve procurar um médico."

Um aliado na hora de fazer os exercícios é a respiração, dependendo da forma que você respira pode alterar o efeito da atividade. "Ao fazer os exercícios precisa estar atento a respiração, sempre que puxar o ar mantenha o abdômen firme para potencializar a atividade", explica Patrícia.

Uma das preocupações ao fazer os exercícios em casa é qual tipo de bola deve-se usar, o circuito precisa ser feito com a bola suíça, mais conhecida como bola de pilates. Os exercícios exigem equilíbrio, é importante que a bola esteja em boas condições e tenha texturas para não escorregar e causar um problema maior.Mas lembre-se sempre, ANTES de iniciar qualquer atividade física, procure um médico e tenha sua liberação para não arriscar sua saúde!


1) Deite com a barriga para cima e coloque os pés esticados em cima da bola, com o calcanhar apoiado na bola. Movimente o quadril para cima, faça 4 séries de 10.

2) Deite novamente com a barriga para cima e ainda com os pés esticados repita o movimento do primeiro exercício com uma perna levantada, alterne as pernas. Repita o exercício devagar, faça 5 séries de 10.

3) Ainda deitado e com os pés flexionados em cima da bola eleve o quadril 10x, faça 3 séries do exercício.

4) Coloque a barriga em cima da bola, levante o braço esquerdo e perna direita, mantenha sempre a coluna reta, fique na posição por 5 segundos e depois alterne os pés e braços, repita o movimento 10x.

5) Fique de lado com o quadril apoiado em cima da bola, com as duas mãos no chão e os dois pés juntos estendidos no alto mantenha a posição por 10 segundos, faça o movimento 2x, alterne o lado.



Veja mais sobre SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli

10) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

11) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas