Novidades
Colaborador fumante rende duas semanas a menos no ano!

Análise revela que bastam 10 minutos de pausa de manhã e 10 a tarde para que o funcionário trabalhe em médias duas semanas a menos, ao ano.



Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde revelam que, 4,9 milhões de mortes ao ano acontecem em decorrência do tabagismo. A expectativa é de que, em 2030, este numero ultrapasse os 10 milhões de óbito, com 50% das pessoas entre os 35 e 69 anos. O colaborador que se ausenta em razão do uso de tabaco ou de álcool, fica em média, oito dias afastado, o que prejudica a produtividade e os rendimentos da empresa, segundo informação da Organização Internacional do Trabalho.

“Deve haver então uma mudança urgente nas duas partes, tanto do funcionário, que precisa cuidar de sua saúde e entender que um ‘cigarrinho’ vai sim, prejudicar sua vida, mas também as empresas, que devem estar atentas à qualidade de vida de seu colaborador”, explica Evelen Spilla, enfermeira e diretora da WED Consultoria, especializada em saúde e qualidade de vida in company.

Outro importante dado divulgado pela OIT revela que o colaborador que faz uso de cigarro, tende a se atrasar ou sair mais cedo, com mais frequência que os demais profissionais. “Aquele cigarrinho que o funcionário para rapidamente, sai do escritório, por 10 ou 15 minutinhos, se você somar ao longo de um ano, verá que cada colaborador trabalha duas semanas a menos que os demais”, explica Evelen.

Mas, o que fazer então para rever a saúde do profissional e gerar qualidade de vida ao colaborador? A especialista revela um programa de 12 semanas, para a promoção de hábitos saudáveis.

O programa consiste na orientação profissional de práticas saudáveis e pequenas mudanças de hábitos, que trazem ao colaborador, benefícios tanto no ambiente de trabalho quanto para a própria saúde. “É um programa para promoção de hábitos saudáveis como combater o tabagismo, a adoção de uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos, a manutenção de um peso adequado, além de níveis normais de colesterol, pressão arterial, glicemia e circunferência cintura/quadril, (clique aqui)”, descreve a especialista e diretora da WED Consultoria.


Os "números" esperados se referem a:

• Fumar 0 cigarros;
• Comer pelo menos 5 porções de frutas e verduras por dia;
• Caminhar pelo menos 30 minutos no mínimo 3 x semana;
• Manter um índice de massa corporal (IMC) igual ou inferior a 25;
• Manter seu colesterol igual ou inferior a 200;
• Manter sua glicemia entre 80 e 120;
• Manter sua pressão arterial igual ou inferior a 120 x 80 e;
• Manter sua circunferência de cintura menor que 80para mulheres e menor que 94 para homens.


"Basta começar. Empresa e funcionário precisam se unir, afinal, este é um benefício que afetará a todos, positivamente. Essas são algumas das mudanças que podem ser facilmente adotadas pelas empresas, não esquecendo que, cada um de nós temos uma rotina, quadro genético singular e uma necessidade. É fundamental conhecer as características de cada colaborador e acompanhar as melhorias”, finaliza.


* Saiba mais sobre Programas de Qualidade de Vida Corporativos, clicando aqui aqui


* Informe-se com Dr. Mauricio Kurc, Médico Otorrinolaringologista, sobre Tabagismo e Saúde, clicando aqui









Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas