Novidades
Foi publicado hoje, no Diário Oficial da União, o NOVO PROTOCOLO CLÍNICO DA ARTRITE REUMATOIDE!

28/06/2013


Conforme prometido, o Ministério da Saúde, publicou hoje, o Novo Protocolo da Artrite Reumatoide



A maioria das pessoas nem se dá conta de que atos prosaicos como pentear o cabelo, fechar o zíper da calça ou pegar um copo de água dependem do bom desempenho dos ossos e das articulações, espécies de engrenagens do corpo. Quando o mecanismo "enferruja", as atividades mais simples podem ter sua execução comprometida até a máquina parar de trabalhar.

Há mais de cem tipos de doenças reumáticas que acometem o aparelho locomotor, algumas de forma irreversível. Uma das mais devastadoras, a artrite reumatóide (AR), tem como alvo preferencial as mulheres, numa proporção de quatro para cada homem vítima da doença.

Ainda não se conhece exatamente as causas, mas os médicos suspeitam que os hormônios desempenhem um papel importante no desenvolvimento da AR. "Acreditamos que os hormônios masculinos podem proteger os homens de alguma forma. Assim como sabemos que, em alguns casos, a doença começa a se manifestar um ano após a gravidez, que é quando a mulher passa por uma mudança hormonal grande, que pode afetar o sistema imunológico", explica o reumatologista Ronald van Vollenhoven, chefe do Karolinska Hospital, na Suécia.

O médico diz que há estudos mostrando que mulheres que fazem terapia de reposição hormonal durante o climatério e após a menopausa conseguem impedir ou abrandar o desenvolvimento da doença. A comunidade médica se divide em relação a essa crença.

A artrite reumatóide atinge cerca de 1 milhão de pessoas no Brasil. É uma doença crônica, progressiva e de prognóstico imprevisível, mas, para os médicos, o maior problema é a demora para diagnosticar e buscar tratamento.

Um estudo com 200 pacientes feito pelo Hospital Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, concluiu que, em média, o tempo entre o início dos sintomas até o começo do tratamento específico é de 4,5 anos, quando deveria ocorrer nos seis primeiros meses.

Como a maioria dos reumatismos, a artrite reumatóide não tem cura, mas tem tratamento. Só não pode demorar. A destruição das articulações pode acontecer em poucos meses, dependendo de como a doença se manifesta.

A coordenadora do grupo de pacientes artríticos de São Paulo, Maria Aparecida Tosta Meinberg, 70, vítima da doença desde os 56, diz que os encontros dão um novo ânimo às pessoas. "Em geral, eles chegam aqui muito mal e vêem gente que está se recuperando e levando uma vida normal", conta.

Além das medicações, indispensáveis para conter a dor e o avanço da doença, as próteses de polietileno têm dado algum alento nos casos em que a artrite reumatóide destrói por completo as articulações, condenando o movimento.



Artrite reumatoide – dúvidas comuns


1. O que é
Doença reumática em que o sistema imunológico ataca o tecido que reveste e protege as articulações. Causa inflamação e desencadeia um processo de erosão de cartilagens, ossos e ligamentos, que são destruídos com o tempo


2. Início
A partir dos 45 anos, com predominância de três para um em mulheres


3. Sintomas
No começo: inchaço, dor e rigidez nas articulações. Num estágio mais avançado, causa fraqueza, desconforto, fadiga, febre, perda de peso e depressão


4. Pontos fracos
Mãos, pulsos e pés, de forma simétrica dos dois lados do corpo. Em geral, o paciente sente como se estivesse "enferrujado" durante mais de uma hora depois de acordar pela manhã. Pode afetar também tornozelos, joelhos, quadril, pescoço, ombros e cotovelos, além de outros órgãos como pulmão.



O que diz o novo protocolo?

Art. 1º Fica aprovado, na forma do Anexo desta Portaria, o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas - Artrite Reumatoide.

Parágrafo único. O Protocolo, objeto desta Portaria, que contém o conceito geral da artrite reumatoide, critérios de diagnóstico,critérios de inclusão e de exclusão, tratamento e mecanismos de regulação, controle e avaliação, é de caráter nacional e deve ser utilizado pelas Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, na regulação do acesso assistencial, autorização,registro e ressarcimento dos procedimentos correspondentes.

Art. 2º Fica obrigatória a cientificação ao paciente, ou a seu responsável legal, dos potenciais riscos e efeitos colaterais relacionados ao uso de medicamento preconizado para o tratamento da artrite reumatoide, o que deverá ser formalizado por meio da assinatura do respectivo Termo de Esclarecimento e Responsabilidade, conforme o modelo integrante do Protocolo.

Art. 3º Os gestores estaduais, distrital e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme sua competência e pactuações, deverão estruturar a Rede Assistencial, definir os serviços referenciais e estabelecer os fluxos para o atendimento dos indivíduos com a doença, em todas as etapas descritas no Anexo desta Portaria.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

HELVÉCIO MIRANDA MAGALHÃES - Ministério da Saúde


Fonte: Diário Oficial da União



NOVO PROTOCOLO DA ARTRITE REUMATOIDE, NA ÍNTEGRA, PUBLICADO HOJE, 28/06/2013. CLIQUE AQUI!




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas