Novidades
Anel vaginal contraceptivo é eleito o melhor método

Estudo realizado com 2620 mulheres, com idade entre 14 e 52 anos, que usaram NuvaRing durante seis meses mostrou alto índice de aprovação e de aceitação deste novo contraceptivo vaginal. Após seis meses de observação clínica, NuvaRing foi eleito o melhor método de planejamento familiar por 84,5% das participantes do estudo. No início do estudo, os contraceptivos orais haviam sido os mais votados pelas entrevistadas como o melhor método anticoncepcional (38% das mulheres questionadas). Foi observado também que, dentre as usuárias que utilizavam um método contraceptivo anterior, 40,6% estavam insatisfeitas com o método utilizado antes de fazerem parte do estudo. Curiosamente, 11,5% das usuárias não usavam nenhum método contraceptivo.

Os resultados observados no estudo revelaram uma melhor adaptação das usuárias com relação à inserção e remoção de NuvaRing ao longo tratamento, sendo que ao final de seis meses de observação 89,6% das mulheres relataram que NuvaRing era extremamente fácil de inserir e 87,6% referiram que o anel era extremamente fácil de retirar. O grau de satisfação das usuárias com o novo método contraceptivo também aumentou gradualmente ao longo do período de acompanhamento, chegando a 97,4% das mulheres terem se revelado satisfeitas ou muito satisfeitas após seis meses de uso do anel.

Outros dados revelados no estudo mostram que cerca de 80% das 1265 pacientes que apresentavam cólicas menstruais no início do estudo, melhoraram ao longo dos seis meses de uso de NuvaRing. Com relação à tensão pré-menstrual, observou-se que 77,7% das 1620 pacientes que sofriam com TPM antes de usarem NuvaRing, tiveram os sintomas aliviados . Das 399 participantes que tinham sangramento irregular antes do estudo , 92% tiveram (tirar resolveram ) o problema resolvido até o final da observação.

Anel contraceptivo vaginal oferece a conveniência de pensar em contracepção apenas uma vez ao mês há um ano no Brasil

A Organon do Brasil comemora este mês o primeiro aniversário de Nuvaring no Brasil, o anel vaginal que é o mais avançado produto contraceptivo nacional até hoje. Aprovado em vários países, Nuvaring conquistou a aceitação de 80% das mulheres pesquisadas em todo o mundo.

O contraceptivo, que é introduzido apenas de uma vez ao mês, traz a conveniência da mulher não ter que se preocupar em tomar pílula diariamente. Além disso, o produto controla o ciclo menstrual e, por ter doses baixas de hormônios, provoca menos efeitos colaterais e não interfere no peso corpóreo. Trata-se da mais avançada tecnologia criada para atender as exigências da mulher moderna, como praticidade, liberdade e conveniência.

Após ser inserido, Nuvaring deve permanecer na vagina durante três semanas continuamente. Depois desse prazo, o anel deve ser retirado para que ocorra a menstruação. Após um intervalo de uma semana sem o uso do produto, um novo anel deve ser introduzido. Apesar da baixa dose hormonal, o contraceptivo proporciona um excelente controle do ciclo. Quase todas as mulheres que usaram Nuvaring, menstruaram na semana que ficaram sem o anel. A incidência de sangramento irregular foi baixa, menor do que a observada em outros estudos com contraceptivos orais, que contém 30 microgramas de etinilestradiol.

A aplicação e a retirada do anel é manual, feita pela própria mulher. Nuvaring libera os 2 hormônios (estrogênio e progestagênio) que agem da mesma forma dos contraceptivos orais combinados. O produto impede a ovulação por meio da inibição da secreção do FSH(hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizane) pela hipófise.

Após a introdução, Nuvaring se mantém no canal vaginal, independente da movimentação da usuária e das relações sexuais. As doses de progestagênio e estrogênio, hormônios que compõem a maioria das pílulas combinadas, estão presentes no Nuvaring, em uma dosagem mais baixa do que a maioria dos contraceptivos disponíveis no mercado. Isso possibilita a minimização dos efeitos colaterais e garante o mesmo índice de eficácia no controle da gravidez, proporcionada pelos demais produtos. Além disso, o novo contraceptivo não interfere no peso das usuárias. As substâncias são absorvidas pela mucosa vaginal após a introdução e passam diretamente para a corrente sanguínea. Isso minimiza problemas como enjôos e dor de cabeça, o que evita a diminuição da eficácia das pílulas na prevenção à gravidez - decorrente de náuseas e diarréias.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas