Novidades
HCor examina atletas do Pan

Hospital do Coração examinou mais de 300 atletas pré-selecionados para participar do Pan-Americano 2007

Atletas de diversas modalidades esportivas passaram por avaliações clínicas e cardiológicas no Sport Check-up do HCor


Pela primeira vez o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) decidiu examinar todos os atletas que vão participar dos jogos Pan-Americanos Rio 2007. Cerca de 500 atletas foram pré-selecionados para provas em diversas modalidades esportivas. Dentro deste universo, até agora, cerca de 300 atletas foram examinados pelo Sport Check-up (unidade de avaliação de atletas e esportistas em geral) do Hospital do Coração, em São Paulo.

A equipe de cardiologistas e médicos do Sport Check-up do HCor dirigida pelo dr. Gilberto Camanho e coordenada pelo dr. Nabil Ghorayeb – especialista em medicina esportiva, ficaram impressionados com o número de problemas que os atletas apresentaram: 7,6% dos atletas tinham colesterol alto; 2% apresentaram algum problema cardíaco; 6% apresentaram parasitoses; 10% tem prolapso da válvula mitral (anormalidade cardíaca valvar benigna e comum); 15% alimentavam-se de forma incorreta e 4% apresentaram hemangioma (espécie de acúmulo de veias que se forma no fígado).

Segundo dr. Nabil, os atletas estão desde agosto de 2006 passando por avaliações cardiológicas, laboratoriais e ortopédicas. “Dentre os exames laboratoriais destacamos várias pesquisas específicas que demonstram o estado imunológico do atleta como, por exemplo, a dosagem de imunoglobulinas – anticorpos do corpo, além de ultra-som de abdômen e vias urinárias. No setor de diagnóstico por imagem, os atletas foram submetidos ao ecocardiograma - que analisa os diâmetros das cavidades cardíacas e a espessura de suas paredes”, explica dr. Ghorayeb.

Ainda dentro do pacote de exames, os atletas fizeram o teste cardiopulmonar – que avalia o consumo máximo de oxigênio e determina a faixa ideal de freqüência cardíaca e velocidade de treino. “Colocamos toda a estrutura do Sport Check-up a serviço dos atletas, e eles foram avaliados por profissionais de saúde altamente qualificados - utilizando o que há de mais moderno em termos de medicina do esporte”, ressalta o cardiologista.

Avaliação geral dos atletas rumo ao Pan 07: segundo dr. Nabil Ghorayeb, mais de 40% dos atletas nunca haviam realizado exames clínicos e boa parte destes não tinham sequer noção de alimentação adequada (ingeriam muita carne acreditando que era a única fonte de energia) sendo que o excesso de proteína pode prejudicar alguém que precisa de potência e velocidade no esporte. Em relação à verminose, dr. Nabil acredita que este fator se explica pelo deficiente saneamento básico em muitas localidades no país. Problemas como infecções dentárias, na tireóide e no fígado, também foram detectados durante os exames. O fator mais preocupante foi dos atletas que apresentaram problemas cardíacos (mas fez o tratamento em tempo hábil e já estão curados e liberados para o Pan). No entanto, nenhum dos atletas foi afastado definitivamente após a realização de exames mais específicos e detalhados do aparelho cardiovascular.

O cenário da saúde no esporte brasileiro: Nos últimos anos, cerca de 1.500 atletas brasileiros realizaram exames clínicos no HCor. Segundo pesquisas e estatísticas da equipe do Dr. Nabil Ghorayeb, após a apresentação dos exames aos atletas, os que mostraram irregularidades foram afastados do esporte para tratamento.

Um estudo do COI (Comitê Olímpico Internacional) apresentado a especialistas em medicina esportiva mostrou que em média 28 atletas de até 35 anos morrem por ano em todo o mundo. Ao longo dos últimos 38 anos de estudo, aponta a pesquisa, morrem mais de 1.100 atletas. Muitos deles já haviam sido afastados do esporte depois de exames diagnosticarem problemas cardíacos. Porém, eles continuavam a praticar suas atividades, mesmo sabendo do risco.

O Sport Check-up do HCor é o único serviço no Brasil que oferece a possibilidade de se realizar toda a avaliação em curto espaço de tempo - em apenas seis horas -, o que facilita a rotina de treinamentos e a agenda dos atletas, esportistas e pessoas que pretendem iniciar suas atividades físicas. São disponibilizados ainda, os resultados em CD-Rom. Assim, o atleta e os médicos das equipes poderão ter acesso à avaliação completa, em qualquer parte do mundo.

“O programa integra três grandes especialidades da instituição: a cardiologia, medicina do esporte e a ortopedia. Ele completa as diversas modalidades de avaliação e orientação de esportistas, executivos, atletas amadores e atletas profissionais com os mais modernos conceitos da medicina do esporte”, explica André Luis da Silva, Gerente Executivo Comercial do Hospital. O HCor está equipado ainda para a realização de cirurgias ortopédicas e de trauma, contando com um pronto-socorro ortopédico 24 horas e um Centro de Reabilitação voltado a esportistas e atletas profissionais, tanto no pós-cirúrgico quanto no tratamento de lesões.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas