Novidades
Riscos do tabagismo e sugestões para largar vício

O tabagismo é uma doença crônica caracterizada pelo consumo de produtos derivados do tabaco e pela intensa dependência química de nicotina.

As doenças associadas ao tabagismo são de três grandes grupos: respiratórias, cardiocirculatórias e neoplásicas (tumores). São mais de 50 patologias que reduzem a expectativa e a qualidade de vida dos fumantes que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), somam mais de 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo.



Pesquisam apontam que a fumaça do cigarro possui mais de 4.000 partículas poluentes, entre elas a nicotina (responsável pela dependência) e o monóxido de carbono (responsável por diminuir a quantidade de oxigênio circulante no pulmão), além de várias substâncias cancerígenas.

O Brasil adota medidas importantes para conter o vício, como a proibição do fumo em lugares fechados, a proibição da venda de cigarros a menores, a advertência obrigatória nos maços de cigarro sobre males do tabaco e a ratificação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabagismo. No entanto, a taxa de incidência do tabagismo na população adulta ainda é alta: em torno de 17%.

Abandonar o vício
Oitenta por cento dos fumantes demonstram intenção de parar de fumar, mas apenas de 3% a 5% conseguem fazê-lo espontaneamente.
“Quando os fumantes recebem orientação de um profissional de saúde, essa taxa sobe para 15%. Se associarmos o tratamento farmacológico, as taxas de abstinência em um ano chegam a 40%”, revela a diretora do Serviço de Doenças do Aparelho Respiratório do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Maria Vera Cruz Oliveira.

Algumas dicas podem ajudar o fumante a abandonar o cigarro, lembra a médica do HSPE. O fumante deve escolher uma data e se preparar para esse dia. Também deve saber que podem ocorrer crises de abstinência que vão causar irritação, ansiedade, dor de cabeça e falta de concentração.

Para combater essas crises, a médica recomenda manter balas sem açúcar por perto ou mastigar pedaços de canela, gengibre, cravo, cenoura e maçã. Outra dica é manter as mãos ocupadas, fazer exercícios de relaxamento e praticar atividades físicas.



Veja mais sobre TABAGISMO e ASSUNTOS RELACIONADOS em:


1) Alergologia e Saúde com Dr. Luis Felipe Ensina


2) Otorrinolaringologia e Saúde com Dr. Mauricio Kurc


3) Tabagismo Atrapalha o Sexo


4) 10 Passos para Parar de Fumar Sozinho




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas