Novidades
Médicos nutrólogos comemoram decisão de manter medicamentos a base de sibutramina

Após um ano de pesquisas e estudos, Anvisa decidiu manter comercialização

Os médicos nutrólogos da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) consideram correta e positiva a decisão da Anvisa em manter a comercialização dos medicamentos a base de sibutramina no Brasil. Os emagrecedores continuam aprovados para venda com receita médica controlada. Segundo o Ministério da Saúde, o excesso de peso e a obesidade aumentaram no País nos últimos anos. Em 2006, por exemplo, 47,2% dos homens e 38,5% das mulheres estavam acima do peso, enquanto em 2011 as proporções passaram para 52,6% e 44,7%, respectivamente.



“Isso também é resultado de muito esforço dos médicos nutrólogos brasileiros, que trabalharam para mostrar a necessidade e eficácia desses remédios para tratamento dos casos de obesidade. Essa é uma decisão importante para pacientes que sofrem com a doença”, comenta Dr. Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da entidade.

Em 2011, alguns destes medicamentos foram proibidos para uso no mercado, fato que contrariou a opinião dos especialistas. Desde então, muitos pacientes com a doença ficaram privados de opções de tratamento adequadas. Segundo o doutor, “a obesidade talvez seja hoje o mais grave problema de saúde pública do Brasil. É uma doença e, se há recursos disponíveis para tratá-la, eles devem ser oferecidos ao paciente”.

De agora em diante, os pacientes que tratarem de obesidade e precisarem ser medicados com a sibutramina conseguirão o medicamento com a prescrição devidamente apresentada. “É importante ouvir a opinião dos médicos antes de tomar estas decisões. Sabemos da necessidade dos pacientes e queremos o melhor para eles”, completa Dr. Durval.





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas