Novidades
Sociedade de Cardiologia Inicia Amanhã o Treinamento para Evitar Morte Súbita na Copa


04/06/2013


SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA INICIA AMANHÃ, 05 de Junho, O TREINAMENTO PARA EVITAR MORTE SÚBITA NA COPA

A Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – inicia às 7,30 horas desta quarta-feira, dia 5, no Centro de Treinamento da Alameda Santos, 705, 11º andar, em São Paulo, a capacitação de três turmas de médicos e enfermeiros do Ministério da Saúde, que ficarão a postos para atender a emergências cardiovasculares que possam ocorrer com os atletas ou com o público espectador durante a Copa das Confederações.

“O objetivo é nunca mais termos casos de morte súbita nos estádios brasileiros e nem nas corridas de rua, como tem ocorrido até agora”, diz Sérgio Timerman, do Comitê de Emergências Cardiovasculares da SBC. Ele conta que o convênio firmado com o Ministério prevê a presença de pessoal capacitado a atender a paradas cardíacas e outras emergências em três pontos, na própria arena esportiva, nas ambulâncias que transportarão os eventuais pacientes e finalmente no Pronto Socorro dos hospitais, atendendo ao conjunto conhecido como “corrente de sobrevida”.



O curso será ministrado a três turmas de 26 alunos em São Paulo e a outras três de 28 alunos no Rio de Janeiro, e as equipes do Nordeste já foram capacitadas em treinamento anterior. O ‘Treinamento em Emergências Cardiovasculares – TECA’ é um programa desenvolvido pela própria SBC, levando em conta as peculiaridades brasileiras e contempla vários aspectos.


MANEQUINS ‘SOFREM’ INFARTO

Além da teoria, os cursos terão uma parte prática, aulas que serão ministradas com a utilização de manequins eletrônicos de tamanho natural que tem ‘pulso’ e podem ‘sofrer’ infarto e parada cardíaca. Assim os alunos aprendam a diagnosticar o problema e a fazer a massagem ressuscitadora, à qual o manequim reage, ‘sobrevivendo’, ou evoluindo para ‘óbito’, se o procedimento for mal aplicado.

“Os profissionais sairão do curso capacitados a diagnosticar o que aconteceu com a pessoa que passa mal numa arena esportiva”, explica o cardiologista Manoel Canesin, também do Comitê de Emergências Cardiovasculares da SBC. Treinamento idêntico será dado às equipes das ambulâncias, explica o médico, pois no caso de uma parada cardíaca a sobrevivência do paciente está diretamente correlacionada com o tempo entre o evento e o atendimento. Recentemente os cardiologistas do mundo inteiro passaram a recomendar que o tratamento comece a ser feito ainda na ambulância, sem esperar a chegada ao hospital.

Os cursos TECA foram desenvolvidos em duas modalidades, o TECA A, de ‘avançado’, para médicos e enfermeiros e o TECA B, de ‘básico’, que pode ser feito por leigos. “A longo prazo esperamos que seja possível ter nos escritórios, restaurantes, nos shoppings centers, pessoas treinadas a fazerem o atendimento inicial e a manterem a vida do paciente nos minutos cruciais que são necessários para que a equipe especializada chegue”, diz Sérgio Timerman.

Além do Ministério da Saúde, também a Sociedade Portuguesa de Cardiologia está em entendimentos para usar o TECA brasileiro e a Argentina igualmente demonstrou interesse. O problema é que, ao contrário dos Estados Unidos, que há décadas tem milhões de pessoas treinadas para atender a emergências cardiovasculares, no Brasil e em outros países são raríssimas as pessoas capacitadas e a SBC considera sua missão modificar esse quadro.

Para o presidente da SBC, Jadelson Andrade, a difusão dos conhecimentos dos programas TECA é importante para reduzir as 320.000 mortes por doenças cardiovasculares que ocorrem a cada ano no Brasil. A prova, diz Timerman, é que mesmo sendo tão poucas as pessoas treinadas, elas têm contribuído para salvar vidas. “Recentemente uma menina que teve parada cardíaca ao tomar um violento choque numa geladeira de sorvete, num supermercado paulista, foi ressuscitada por uma moça que anos atrás fizera o curso de emergência cardiovascular, no escritório em que trabalha”, lembrou.




Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:


1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

3) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas