Novidades
Novo medicamento oral demonstra efeito significativo na diminuição da perda de volume cerebral em pacientes com Esclerose Múltipla








Dados com fingolimode serão apresentados durante Congresso Latino-Americano de Esclerose Múltipla, no Rio de Janeiro

Durante o Congresso Latino Americano de Esclerose Múltipla (LACTRIMS), realizado de 28 a 30 de novembro, a Novartis irá apresentar novos dados de estudos com GilenyaTM (fingolimode), primeiro tratamento oral para a esclerose múltipla. A análise mostrou benefício significativo do tratamento precoce com fingolimode, tanto em relação à diminuição de surtos nos primeiros três meses de tratamento, quanto à redução da perda de volume cerebral, que foi 35% inferior nos pacientes em tratamento com GilenyaTM ao longo de seis meses, em comparação com placebo1.

"Estudos prévios já haviam demonstrado eficácia 52% superior na diminuição dos surtos provocados pela doença, em comparação a um dos tratamentos mais utilizados atualmente1. Agora, sabemos que fingolimode também atua na redução da perda de massa cerebral”, explica Dr. Otávio Soares, neurologista e gerente médico da Novartis.

Desde seu lançamento mundial, mais de 49 mil pacientes já foram tratados com GilenyaTM, o que reforça a eficácia sustentada e um perfil de segurança em longo prazo. Por ser oral, fingolimode também propõe uma melhor adesão ao tratamento e, consequentemente, mais qualidade de vida aos pacientes, que antes dispunham apenas de opções injetáveis.

Durante o congresso, a Novartis também irá apresentar dados com outras duas moléculas em estudo para o tratamento da esclerose múltipla: BAF312 (siponimod) e AIN457 (secukinumab). "Todos esses dados apresentados no LACTRIMS ressaltam nossos investimentos em pesquisa na área de esclerose múltipla e, principalmente, o compromisso contínuo da Novartis para atender às necessidades desses pacientes”, reforça Dr. Otávio.

Sobre a Esclerose Multipla (EM)
A esclerose múltipla atinge cerca de 2,5 milhões de pessoas no mundo e, ao contrário do que muitos ainda acreditam, os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos. A doença é neurológica, crônica e autoimune – ou seja, se manifesta quando o organismo confunde células saudáveis do sistema nervoso central com intrusas, e as “ataca” provocando lesões cerebrais. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que têm possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes.

O diagnóstico é basicamente clínico, podendo ser complementado por ressonância magnética. Os sintomas mais frequentes são fadiga, formigamentos, perda de força, falta de equilíbrio, espasmos musculares, dores crônicas, depressão, problemas sexuais e incontinência urinária.

Hoje, no Brasil, já existem diversas opções de tratamento, através de cápsula oral diária ou injeções diárias, semanais e mensais.



Sobre o tratamento com Gilenya® (fingolimode)
Fingolimode é o primeiro de uma nova classe terapêutica, chamada moduladores de receptores esfingosina-1-fosfato (S1PR), na qual há o aprisionamento seletivo dos linfócitos "doentes" nos gânglios linfáticos, conhecidos como ínguas, evitando que entrem no sistema nervoso central e destruam as células responsáveis pela transmissão dos impulsos elétricos para todo o corpo. Resultados dos estudos clínicos com o medicamento demonstraram redução de 30% em progressão para incapacidade após três meses e de 37% após seis meses.



As informações contidas neste texto têm caráter informativo, não devendo ser usadas para incentivar a automedicação ou substituir as orientações médicas. O médico deve sempre ser consultado a fim de prescrever o tratamento adequado.










Veja mais sobre Neurologia com Prof. Dr. Paulo Caramelli




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas