Novidades
Pesquisa mostra que alinhadores transparentes causam menos dor que os aparelhos fixos tradicionais



Mais qualidade de vida aos pacientes que iniciam o tratamento ortodôntico



Pensando na forma como iniciam os tratamentos ortodônticos, muitas vezes dolorosa, foi realizada uma pesquisa em 2007, na Faculdade de Medicina da Universidade da Flórida (EUA), a respeito do assunto. O estudo foi publicado no Am J Orthod Dentofacial Orthop em março do mesmo ano. O objetivo foi avaliar as diferenças na qualidade de vida entre indivíduos tratados com Invisalign® e aqueles com aparelhos fixos tradicionais durante a primeira semana do tratamento ortodôntico.



O estudo foi realizado com 60 adultos pacientes de tratamento ortodôntico. Destes, 33 utilizavam os alinhadores Invisalign® e 27 aparelhos fixos. Através de um diário dado a cada paciente, foi relatado durante sete dias consecutivos o impacto do tratamento, incluindo as questões funcionais e psicossociais com relação à dor.



Os relatos mostraram que os indivíduos que utilizaram Invisalign® sentiram menos desconforto durante a primeira semana de tratamento, em comparação com os indivíduos do grupo de aparelhos fixos. Estes últimos tomaram medicamentos e registraram mais queixas de dores do que os do grupo dos pacientes Invisalign®, no segundo e terceiro dia.



Foi provado que adultos tratados com Invisalign® sentiram menos dor e menos impactos negativos em suas vidas durante a primeira semana do tratamento. Em comparação aos relatos dos pacientes que eram tratados com aparelhos fixos, as queixas de dores foram mais frequentes que os pacientes Invisalign®.



Qualidade de vida e resultados eficazes são as exigências que muitos adultos fazem ao procurar um ortodontista. Porém, a adaptação do tratamento é um dos pontos que levam um paciente pensar muitas vezes sobre a correção clínica. “A sensação de dor durante a terapia, nem sempre significa eficiência no tratamento de ortodontia”, declarou o Dr. Waldir Langone.



A relação da dor com o tratamento ortodôntico acontece pela tecnologia aplicada ao sistema clínico. Um desconforto é normal e existem vários métodos para o controle de dores eventuais. Um ponto importante a ser levado em consideração é a sensibilidade à dor que cada pessoa tem, ou seja, o quanto ela consegue suportar.



Alguns autores afirmam que a parte psicológica também tem influência, dependendo da pré-disposição do paciente em sentir ou não desconfortos frente à nova situação.



A tecnologia da Invisalign®, além de proporcionar a correção estética, atende a necessidade clínica de pessoas que buscam saúde bucal e qualidade de vida. O aparelho Invisalign® pode ser usado por pacientes das mais variadas faixas etárias, desde adolescentes até pacientes da terceira idade. Prático e higiênico, o alinhador promove a correção da arcada dentária de forma gradual até o fim do tratamento, sendo substituídos por um novo alinhador a cada 15 dias. Os resultados são percebidos no prazo de seis meses a um ano do início do tratamento.



Por não conter metal, cerâmica e fios, o Invisalign® reduz significantemente as limitações estéticas, que atualmente são associadas aos aparelhos convencionais. Todos os alinhadores são desenvolvidos com animação computadorizada 3D nos laboratórios Align Technology, nos Estados Unidos.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas