Novidades
Pesquisas comprovam: tomar café diariamente em quantidade moderada faz bem à saúde

O consumo de 200 ml de café por dia diminui a formação do colesterol ruim em humanos, confirma especialista.
Fatores como genética, atividade física, alimentação, doenças, biótipos e até saúde pública, influenciam na velocidade do envelhecimento. Mas existem formas de inibir esse processo e ainda proteger o organismo de doenças como Parkinson, colesterol ruim, infarto, pressão arterial, diabetes e até alguns tipos de câncer, como câncer de ovário e de próstata.

Em pesquisas, apresentadas na 16º edição do Congresso Brasileiro de Nutrologia, elaboradas ao redor do mundo, indicam que o café é um dos líquidos mais benéficos da atualidade. “A população consumiu 74 kg per capita de café, isto é, de quatro a cinco xícaras de café por dia em 2011, e esse consumo vem aumentando gradativamente”, conta Dr. Durval Ribas Filho, médico nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia – ABRAN.

De acordo com o Dr. Ribas, o café é composto por ácido clorogênico, ácido fenólico e ácido caffeico, poderosos antioxidantes metabólicos, que inibem, entre outras doenças, o LDL (colesterol ruim) por oxidação. “Quanto mais cafeína contém o café, melhor para a saúde. O café coado no filtro de papel é o mais indicado, pois retêm 80% das substâncias gordurosas presentes nos grãos, diferente do café expresso, que pode, inclusive, aumentar o colesterol”, completa o especialista.

Café com moderação
É importante alertar para o consumo excessivo, por conta da atuação no sistema nervoso, do aumento do suco gástrico e da dilatação dos vasos periféricos. Segundo o médico, a dose tóxica é de 150 kg por quilo de peso, aproximadamente 10 a 15g por pessoa. “Para que exista o efeito benéfico para a saúde, o café deve ser ingerido diariamente, em doses espaçadas, de aproximadamente quatro xícaras pequenas ao dia”, explica Dr. Durval Ribas Filho.



Bebida Quantidade (ml) Cafeína (mg)
Café filtrado (papel) 50 25
Café instantâneo 50 20
Café expresso 50 80
Café descafeinado 50 0,45 - 0,09
Chá preto 200 55 - 67
Bebidas do tipo cola 200 23-35
Energético 200 80
Guaraná em pó 200 44
Aspirina forte 1 copo 65


De acordo com pesquisa realizada pela Helth Study com 83 mil mulheres, em 2009, nos EUA, o risco de acidentes cerebrais AVC foi relativamente menor em pessoas que tomavam quatro doses diárias de café (0,8) do que nas que tomavam uma xícara por mês (1,0). Essas pesquisas comprovaram também a eficácia do café em outras doenças, como infarto, em que a taxa de mortalidade caiu em 21% entre os homens na faixa de 30 a 50 anos, que tomavam de quatro a seis xícaras de café por dia.

Outra pesquisa americana realizada entre 1995 e 2008 com cinco milhões de pessoas e apresentada este ano (2012), confirma que o consumo diário de café está associado inversamente com a taxa de mortalidade. “A associação de uma dieta balanceada, exercício físico e consumo diário de café é o segredo de um envelhecimento saudável”, finaliza o médico.



Serviço:
www.abran.com.br





Veja mais sobre Nutrição com Dra Rosana Farah, Nutrologia com Dr. Mauro Fisberg e Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas