Novidades
Atenção alérgicos: novo tratamento para rinite alérgica e urticária chega ao Brasil

A bilastina é considerada pela classe médica o mais importante lançamento mundial dos últimos tempos no segmento antialérgico
Para ampliar a oferta de opções terapêuticas na área respiratória, chega ao Brasil a bilastina, uma substância inovadora que chega ao mercado com duas indicações: rinite alérgica e urticária. Depois de quase uma década sem novidades no segmento, a empresa lança um antialérgico de última geração que oferece elevada potência anti-histamínica, perfil de segurança ampliado e eficácia, com preço acessível.
A bilastina, comercializada no país com o nome de Alektos*, apresenta os principais requisitos de um “anti-histamínico ideal”. Não interage com álcool e medicamentos e não causa sedação, permitindo ao paciente manter uma rotina normal, sem interferir em atividades como dirigir e trabalhar. Além disso, por não ser metabolizado pelo fígado, o medicamento não necessita de ajuste de dose para pessoas com insuficiência hepática e não provoca alterações cardíacas.
Segundo o alergologista da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), Fábio Morato Castro, a chegada da bilastina como mais uma opção de tratamento representa um ganho para os pacientes. “Para quem tem rinite alérgica ou sofre com urticárias, o maior problema são os efeitos colaterais dos medicamentos que afetam diretamente o dia a dia do paciente. Essa nova molécula apresenta um excelente perfil de segurança, que favorece a qualidade de vida do usuário a custo acessível”, explica.
A molécula, em comparação com outros medicamentos da mesma classe, como a fexofenadina e a cetirizina, mostrou em estudos1-3 ter maior afinidade com o receptor H1 – responsável pela rinite alérgica e urticária –, além de não apresentar relação com outros 30 receptores, ou seja, a ligação é específica e seletiva. A bilastina atua onde a histamina liberada não consegue se fixar, impedindo sua ação. Isso evita que a histamina provoque as reações químicas causadoras dos sintomas alérgicos.
A otorrinolaringologista Shirley Pignatari, Professora Adjunta, Chefe da disciplina de Otorrinolaringologia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ressalta que os anti-histamínicos mais modernos como a bilastina, também chamados de “última geração”, são capazes de inibir rapidamente a resposta inflamatória, aliviando os sintomas. “Segundo as diretrizes internacionais, os anti-histamínicos H1 em associação ao corticoide nasal devem ser a primeira opção de tratamento da rinite alérgica de leve a moderada, seja ela eventual ou persistente”, afirma.
Para quem sofre com a rinite alérgica, a bilastina tem rápido início de ação, dentro da primeira hora após a tomada do medicamento; possui ação descongestionante; tem cobertura por 24 horas, sendo administrada uma vez ao dia, sem causar sedação, nem alterações no apetite. No tratamento da urticária, além de todos os efeitos observados no tratamento da rinite, a substância tem ainda ação rápida na coceira e nas lesões e não causa retenção de líquidos e boca seca.


O que é rinite alérgica?

A rinite alérgica é uma reação inflamatória da cavidade nasal desencadeada por um alérgeno. Está frequentemente associada à conjuntivite alérgica. A doença pode ocorrer em pessoas de todas as idades, sendo mais frequente em crianças e adolescentes.
Segundo o estudo AILA (Allergies in Latin America) aproximadamente 25% a 30% da população brasileira tem rinite alérgica durante a infância. E 40% e 50% dos pacientes com rinite alérgica possuem asma associada, enquanto de 30% a 80% dos asmáticos têm chance de sofrer de rinite alérgica.
Entre os principais sintomas estão espirros, congestão nasal, coriza, lacrimejamento, olhos irritados, coceira (no nariz, na garganta e nos ouvidos), tosse e cefaleia. Muitos deles, inclusive, são fatores que prejudicam diretamente a qualidade de vida da pessoa. A congestão nasal, por exemplo, pode atrapalhar o sono, deixando o indivíduo sonolento, irritado e cansado durante o dia, comprometendo sua produtividade. As crianças, muitas vezes, apresentam dificuldade de concentração na escola, devido aos incômodos sintomas e noites mal dormidas.

O que é urticária?

A urticária é uma reação cutânea vascular, que acomete 25% da população, caracterizada pelo aparecimento de placas elevadas na pele que são pálidas ou vermelhas, têm bordas bem definidas, coçam muito, fundem-se uma às outras e são transitórias. Esses sintomas podem causar insônia, isolamento social, perda de energia e dificuldades emocionais, impactando diretamente nas atividades diárias dos pacientes.


Sobre a bilastina

A bilastina é uma molécula inovadora e patenteada indicada para o tratamento da rinite alérgica e urticária. Foi desenvolvida pela FAES FARMA na Espanha e está aprovada atualmente em 31 países. É um medicamento anti-histamínico de última geração, com elevada afinidade pelos receptores de histamina H1, com perfil de segurança ampliado e eficácia comprovada. A bilastina pertence à família da piperidina e não é derivada estruturalmente de qualquer anti-histamínico atualmente disponível no mercado. A Takeda é a responsável por seu registro e comercialização, com exclusividade, no Brasil.



Veja mais sobre o assunto em nossa Coluna de Alergologia e Saúde com Dr. Luis Felipe Ensina (link:
http://www.nycomed.com/br




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas