Novidades
Perspectivas de controle da Dengue no Brasil

Instituto Novartis de Doenças Tropicais (NITD) realiza pela primeira vez no Brasil a Conferência de Dengue, entre os dias 16 e 19 de setembro. O evento reunirá as principais autoridades em saúde, nacionais e internacionais, para discutir mudanças e perspectivas do controle da dengue no Brasil e abordar a descoberta de um novo medicamento para o tratamento da doença, desenvolvido pelo NITD.

Além da dengue, o NITD desenvolve programas para outras doenças tropicais, como malária e hanseníase. Para a Malária, a Novartis mantêm programas eficazes de controle da doença com resultados promissores e contribui para uma redução da taxa de mortalidade da malária em todo o mundo, por meio da descoberta e desenvolvimento de novos medicamentos antimaláricos. A iniciativa da Novartis em malária é uma das maiores do setor de saúde e acesso à programas de medicina. Desde 2001, a Novartis tem trabalhado com organizações sem fins lucrativos para garantir a eficácia do seu remédio contra a malária, fornecendo mais de 480 milhões de tratamentos e salvando cerca de um milhão de vidas.

Já a eliminação da hanseníase é um compromisso global da Novartis que, desde 2000, fornece gratuitamente, em parceria com a OMS, a poliquimioterapia (PQT) para o tratamento da doença em todo o mundo. A PQT, que está disponível gratuitamente em toda a rede pública do Brasil, cura a hanseníase e interrompe sua transmissão. A doença, que atinge principalmente as populações menos favorecidas, muitas vezes com acesso restrito a informação e tratamentos, ainda é endêmica no país. Em 2011, foram registrados mais de 30 mil casos da doença, 15% menos do que o ano anterior. Mesmo com a redução de novos casos, o Brasil é o segundo país com mais casos de hanseníase no mundo, ficando atrás apenas da Índia.

No Brasil, além da doação de medicamentos, a Novartis mantém a Carreta da Saúde, um projeto itinerante que leva informação à população sobre a hanseníase, promove o diagnóstico da doença e fornecer gratuitamente os medicamentos necessários para início do tratamento. A iniciativa é coordenada pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e das Secretarias de Saúde locais. Nos últimos 3 anos, a Carreta da Saúde realizou mais de 35,5 mil consultas e diagnosticou mais de 786 casos da doença.

Segundo a OMS, as doenças tropicais, que acometem principalmente os países em desenvolvimento, representam 10% de todas as doenças. Em 2011, o programa de acesso à saúde da Novartis atingiu mais de 89 milhões de pacientes e está avaliado em US $ 1,7 bilhões, ou 3% das vendas líquidas.

"Temos orgulho em ajudar a eliminar as doenças tropicais negligenciadas no Brasil e no mundo. Para isso, realizamos trabalhos com governos, agências internacionais, organizações não-governamentais e do setor privado para assegurar que os pacientes recebam o tratamento necessário. Somente com uma ação efetiva e coordenada por todas as partes envolvidas, podemos atingir nosso objetivo comum de erradicar essas doenças", destaca Alexander Triebnigg, presidente do Grupo Novartis no Brasil.

Este evento reforça o compromisso da empresa de melhorar o acesso aos cuidados de saúde no mundo. A Novartis desenvolve vacinas e medicamentos para doenças negligenciadas em dois institutos de pesquisa: o Instituto Novartis para Doenças Tropicais (NITD), em Cingapura, e o Instituto de Vacinas e Saúde Global da Novartis, na Itália.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas