Novidades
Maior UTI neurológica do País teve aumento de 70% no número de internações

Implantação de novos protocolos assistenciais reduziu período de internação de oito para cinco dias

A Unidade de Terapia Intensiva Neurológica da Beneficência Portuguesa de São Paulo completa um ano de funcionamento desde que foi reinaugurada após ser ampliada, com crescimento de 70% no número de internações. O serviço era responsável por cerca de 840 internações anuais, número que passou a ser de 1450 após as obras de reforma e ampliação, concluídas em agosto de 2011. Com 33 leitos, a unidade é a maior UTI Neurológica do Brasil.

Paralelamente ao aumento do número de atendimentos no período, a permanência dos pacientes na UTI registrou redução de 62,5%, passando de oito para cinco dias o tempo médio de internação. A redução na permanência ocorreu devido à implantação de novos protocolos assistenciais, que visam melhorar a qualidade e segurança do atendimento prestado ao paciente neurológico.

Estudos mostram que, quando tratado em UTI específica, o paciente neurológico se recupera mais rápido. A assistência prestada por profissionais especializados, com aparato tecnológico apropriado, o número de óbitos chega a cair 25% e há um menor comprometimento geral do paciente.

A UTI Neurológica da Beneficência Portuguesa de São Paulo é estruturada de forma humanizada, preservando o acolhimento dos pacientes. Os leitos são individuais, com 9m² cada e estão dispostos em ambiente claro e arejado, com janelas, equipados com telas de LCD e relógios, diferenciais que contribuem para a redução de casos de delirium entre os pacientes, quadro responsável pelo aumento da morbimortalidade.

Uma equipe formada por médicos intensivistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos garante atendimento aos pacientes 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, os familiares também têm atenção especial na UTI Neurológica. A unidade disponibiliza uma antessala, com poltronas, ar-condicionado e consultório específico para que as equipes médicas possam atender aos familiares dos pacientes internados com maior privacidade.

Redução de delirium

Outro número importante registrado no primeiro ano de funcionamento da nova UTI Neurológica da Beneficência Portuguesa de São Paulo foi a redução de delirium. Por não ficarem sedados por longos períodos, como acontece na maioria das unidades de terapia intensiva do país, os pacientes neurológicos apresentaram no período uma redução de 60% nos quadros de delirium.

A técnica consiste na retirada da sedação por, no mínimo, uma hora ao dia e tem como objetivo reduzir a tolerância do paciente às drogas sedativas, diminuir o período em que o paciente fica entubado e, consequentemente, reduzir as chances de PAV (pneumonia associada à ventilação mecânica), ocasionando a diminuição dos custos e da mortalidade.

O processo também visa à humanização do atendimento ao paciente neurológico. A interrupção da sedação geralmente coincide com os horários de visitas, permitindo que haja a interação com os familiares.

Serviço:
(www.bpsp.org.br)





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas