Novidades
Dor de garganta e antibiótico!

Dor de Garganta e Antibiótico: abuso deixa bactérias mais resistentes e não age nas infecções virais

Entre a mudança de estações, as temperaturas no final do inverno elevam-se em manhãs ensolaradas e costumam cair no final da tarde. As oscilações mais bruscas de temperatura que ocorrem ao longo do dia diminuem a imunidade do organismo, deixando o corpo exposto à ação de vírus e bactérias. As vias respiratórias são particularmente sensíveis a esta mudança de temperatura e por isso as faringites e faringoamigdalites são comuns nesta época do ano, provocando dor e irritação na garganta.

O médico Dagoberto Brandão, especialista em Medicina Farmacêutica pela Unifesp e consultor médico da Reckitt Benckiser, faz um alerta sobre o tratamento das dores de garganta. “Muitas vezes a infecção viral é tratada com antibióticos, medicamentos exclusivos para combater bactérias e sem ação efetiva contra os vírus. Em busca da melhora, o paciente abusa de antibióticos cada vez mais potentes e em altas dosagens. O maior risco para a saúde do paciente é que se ele adoecer e necessitar de um tratamento com antibióticos, poderá ter desenvolvido resistência ao medicamento e não vai apresentar melhora”, explica o médico.

Para o alívio rápido da dor, irritação e inflamação da dor de garganta, a Reckitt Benckiser trouxe ao Brasil as pastilhas Strepsils® com flurbiprofeno, potente anti-inflamatório, que age no organismo em até 15 minutos.

Embora as infecções virais sejam comuns nesta época do ano, as infecções bacterianas também se manifestam. “Só o diagnóstico preciso de um médico especialista pode diferenciar os dois tipos e indicar o melhor tratamento”, ressalta Brandão. As pastilhas Strepsils® aliviam os sintomas da dor de garganta tanto viral quanto bacteriana e estão disponíveis nas farmácias de todo o Brasil, com sabores mel e limão, embalagens de 4, 8 e 16 unidades.

Para evitar dores de garganta e outras doenças respiratórias, o especialista recomenda usar agasalhos, evitar ambientes fechados com excesso de pessoas, diminuir as bebidas geladas e lavar as mãos sempre com água e sabão, principalmente antes e após as refeições e ao chegar em casa. Se mesmo com todos estes cuidados a dor de garganta acontecer, o médico especialista deve ser consultado para indicar o melhor tratamento.





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas