Novidades
Aprovado novo remédio contra obesidade

Abeso comenta aprovação do FDA para medicação a base de fentermina e topiramato

Na última terça-feira, o FDA (Food and Drug Administration) – órgão americano controlador de alimentos, medicamentos, entre outros produtos – aprovou a comercialização de novo medicamento para o controle de peso e tratamento da obesidade, o Qsymia. O medicamento baseia-se na combinação das substâncias fentermina e topiramato. O Qsymia (anteriormente conhecido como Qnexa) é indicado para pessoas com sobrepeso e obesidade, isto é, com índices de massa corporal superiores a 27 e 30, respectivamente, e que apresentem alguma doença correlacionada ao elevado peso – como hipertensão, diabetes tipo 2 e altas taxas de colesterol.

Segundo a presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), a endocrinologista Dra. Rosana Radominski, o Qsymia deve permitir que cerca 70% dos pacientes percam, em média, 5% de seu peso corporal. Contudo há possibilidades de se desenvolver efeitos colaterais como alteração da frequência cardíaca, xerostomia (boca seca) e mudanças no paladar, entre outros. “De 10% a 20% dos pacientes deve apresentar algum tipo de efeito colateral”.

O medicamento é contraindicado para gestantes devido ao alto risco de o feto desenvolver fenda palatina e/ou lábio leporino. O FDA aponta que a nova droga seja utilizada em associação a uma dieta hipocalórica e à pratica regular de atividades físicas. O Qsymia não está disponível no Brasil e, de acordo com Dra. Rosana, ainda não há uma previsão para que o medicamento seja submetido à avaliação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas