Novidades
Hospital realiza dia 23/07, 2ª feira, teste gratuito de monóxido de carbono e de estresse no Conjunto Nacional

Atendimento à população celebra três anos do edifício 100% livre de tabaco. Hospital do Coração prestará orientação sobre os malefícios do cigarro

O HCor – Hospital do Coração realiza, no dia 23 (segunda-feira) uma ação no Conjunto Nacional para conscientizar a população quanto aos malefícios causados pelo cigarro e também para celebrar três anos do prédio 100% livre de tabaco. Na ocasião, psicólogas do HCor vão realizar testes de monóxido de carbono no organismo. Além disso, será prestada orientação para o tratamento de estresse e do tabagismo.

Com o auxílio de monoxímetros será medida a dosagem de monóxido de carbono no pulmão dos tabagistas e, por meio de um questionário, será também examinado o grau de dependência da nicotina.

Na ação do ano passado, o Conjunto Nacional recebeu 124 pessoas. Deste total, havia 56 fumantes, sendo 39 homens e 17 mulheres. Vinte e cinco ex-fumantes passaram pelo local, sendo 20 homens e cinco mulheres.

No ranking do tempo de tabagismo, a maioria das pessoas (21) fumava há no máximo dez anos. Do restante, quinze pessoas fumavam por um período entre 11 e 20 anos; e 11 pessoas de 21 a 30 anos.

Segundo a psicóloga do HCor, Priscila Bueno, haverá um questionário para classificar o nível de dependência do tabagista como muito baixo, baixo, médio, elevado e muito elevado. “Algumas perguntas irão caracterizar a relação do tabagista como sua dependência, que pode ser estimulação, diminuição da tensão, dependência física, prazer e hábito. A partir disso, duas psicólogas irão explicar ao tabagista qual seria o melhor tratamento para o seu perfil”, afirma Priscila.

Por exemplo, se o tabagista gosta de fumar depois das refeições, isso é um hábito. Já se ele considerar fumar como algo prazeroso e relaxante, isso é uma diminuição da tensão e busca por prazer.

Teste de estresse:

Segundo a psicóloga, para avaliar a ocorrência do estresse será utilizado um questionário que avalia sintomas físicos e psicológicos, permitindo estabelecer um diagnóstico da ocorrência do estresse - fase em que se encontra, e se os sintomas são predominantes na área física ou psicológica. “Por meio do diagnóstico, psicólogos orientarão quanto ao estilo de vida estressante que, aliado a dietas inadequadas e ao tabagismo, torna-se terreno fértil para a obesidade, hipertensão, diabetes e comorbidades psíquicas como a ansiedade e depressão. O estresse pode ser considerado agravante na manutenção da dependência e como uma das causas de recaída”, esclarece Priscila Bueno.

Ricarte Campos, Gerente Predial, do Conjunto Nacional, fumou durante 17 anos e, em 2009, quando o tabaco foi proibido no Conjunto Nacional, ele decidiu parar de fumar. Na verdade, a lei foi somente um incentivo. Praticante de atividade física, ele não conseguia alcançar os resultados desejados. “Hoje vejo que foi a melhor coisa que fiz. Deveria ter parado antes. Meu desempenho na academia melhorou muito e não preciso mais interferir meus compromissos para ir até a rua acender um cigarro. Incentivo meus amigos de trabalho a abandonarem o vício também”, explica Ricarte.

Ambientes Livres de Tabaco:

Autoridades médicas e científicas de vários países acreditam que os ambientes 100% livres da fumaça do tabaco são a única forma comprovada de proteger a saúde da fumaça inalada pelo fumante passivo. O tabagismo passivo é uma importante ameaça à saúde pública, pois não existe um nível seguro de exposição à fumaça do tabaco.

Pesquisas mostram que o número de fumantes diminuiu e diversos fumantes reduziram o número de cigarros com os ambientes livres da fumaça do tabaco, assim como o número de hospitalizações. Problemas respiratórios de trabalhadores expostos diretamente ao cigarro também foram diminuídos. Para os tabagistas, acredita-se que as medidas para o controle do tabaco possam ajudá-los na cessação, porque reduzem os estímulos ambientais e a disseminação do tabagismo.

Diante de ações que visam à saúde de fumantes passivos e com um maior número de fumantes motivados a parar de fumar, é importante reforçar o auxílio de profissionais para a dependência física e psicológica do cigarro. Intervenções cognitivas e o treinamento de habilidades visando à cessação do fumo e a prevenção de recaídas, é importante na detecção de situações de risco que levem o indivíduo a fumar, ajudando-o a resistir à vontade e estimulando-o a tornar-se agente de mudança de seu próprio comportamento.

Segundo a psicóloga, a procura pelo Programa de Cuidado Integral ao Fumante do HCor cresceu por volta de 40% a 50% desde o início da lei. A medida de modo geral, não só aqui, mas em outros lugares do mundo incentiva aquele fumante indeciso a buscar tratamento.

Como o cigarro afeta os fumantes passivos?

• Fumar em ambientes fechados prejudica as pessoas com quem o fumante convive. Ao respirar a fumaça do cigarro, os não fumantes correm o risco de ter doenças como infarto do coração, câncer de pulmão, diabetes e catarata precoce;
• Os não fumantes que respiram a fumaça do tabaco têm um risco maior de desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo. Quanto maior o tempo em que o não fumante fica exposto à poluição tabagista, maior a chance de adoecer. As crianças normalmente são as mais afetadas, sofrendo com bronquite e pneumonia, asma e infecções do ouvido médio;
• Basta manter um cigarro aceso para poluir um ambiente com as substâncias tóxicas da sua fumaça. Ao fim do dia, em um ambiente poluído, os não fumantes podem ter respirado o equivalente a 10 cigarros.

Dicas para parar de fumar:

• Escolha um dia para parar de fumar de uma vez só;
• Tome água quando tiver vontade de fumar;
• Procure ler, caminhar e praticar atividades que distraiam a mente;
• Modifique sua rotina o máximo possível;
• Faça exercícios regularmente;
• Procure não substituir o cigarro pela comida;
• Escove os dentes logo após as refeições;
• Pratique relaxamento e exercícios de respiração;
• Tenha sempre em mente que o cigarro é um inimigo da saúde;
• Procure ajuda de especialistas se não conseguir parar sozinho.

Anote na agenda:

Comemoração de três anos do ambiente 100% livre de tabaco do Edifício Conjunto Nacional
Dia: 23/07 (segunda-feira) – das 10h às 15h
Local: Edíficio Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista - 2073




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas