Novidades
Apenas Record transmitirá Londres 2012

A Record fechou um acordo estimado em US$ 60 milhões com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e terá exclusividade nas transmissões dos Jogos de 2012, que acontecerão em Londres. Globo e Bandeirantes, que têm tradição na exibição dos jogos, possuem os direitos de transmissão da edição de 2008 do evento, que terá lugar em Pequim, mas ficarão de fora dos jogos na Inglaterra.

A emissora adquiriu um pacote amplo de transmissão, incluindo exclusividade via internet, TV paga, satélite e por telefones, que, até 2012, deverão ter uma capacidade muito superior de transmissão de imagens. Além disso, a emissora também levou os direitos de transmissão dos jogos de inverno de 2010, que acontecerão em Vancouver, no Canadá.

Disputa pelo ouro

As negociações entre o Comitê e as emissoras nacionais duraram um mês e meio. Por meio de comunicado oficial, o COI apontou que a escolha da Record não se baseia exclusivamente no dinheiro oferecido pela emissora, mas que também foi levado em conta o compromisso que a Record assumiu de transmitir um grande número de disputas em diversas modalidades e também das Olimpíadas de Inverno de 2010.

Além disso, a Record também apresentou projetos relacionados com a difusão das práticas esportivas e dos ideais da carta olímpica, fomentando discussões nacionais acerca do tema. Ainda em fase de avaliação, esses projetos serão apresentados ao país quando estiverem concluídos.

O membro da Comissão Executiva do COI que conduziu as negociações, Richard Carrión, afirmou que o contrato assinado com a emissora "marcará uma estimulante nova era tanto em termos de exposição quanto de receita para o movimento olímpico como um todo. Estamos muito ansiosos para trabalhar com a TV Record pela primeira vez, e garantir que a cobertura expandida dos Jogos seja disponibilizada aos amantes do esporte no Brasil".

Derrota da Globo

A conquista da Record é emblemática: nunca antes Globo e Bandeirantes haviam ficado de fora da transmissão dos jogos olímpicos. Eduardo Zebini, diretor de esportes da emissora, avalia a conjuntura: "a Globo nunca ficou fora de nenhum evento internacional. Se ela ficou desse, é porque subestimou a Record ou avaliou mal a situação. Ela tem uma grade fechada que permite pouco em termos de divulgação e não conseguiu atender aos anseios do comitê olímpico internacional”.

O professor de jornalismo da PUC-RS Celso Schröder aponta como benéfica a diminuição da supremacia da Globo, que, pela primeira vez em sua história, enfrenta uma adversária com o objetivo expresso de lhe tirar o primeiro lugar. Ele considera salutar o crescimento da Record pelo fato de gerar mais concorrência e, conseqüentemente, produzir diferentes formas de observar e reportar os fatos, mas faz a ressalva de que o perfil empresarial da emissora não é democratizador, uma vez que está embutido muito fortemente com conteúdo ideológico-religioso.

"A perda dessa hegemonia da Globo só mostra uma relação diferente de poder. A vitória da Record não resolve o problema, continua sem sentido essa idéia de que alguém pode ter os direito de transmissão exclusiva de um evento que deveria ser de acesso de todos", avaliou.

Concorrência nacional

A Bandeirantes não quis se pronunciar a respeito, mas a assessoria da emissora lembrou que tem uma tradição esportiva e que não costuma deixar de cobrir eventos de grande porte. Durante a última Copa do Mundo, mesmo sem transmitir os jogos, o canal realizou extensa cobertura jornalística sobre eles.

O diretor de esportes da Rede Globo, Luis Fernando Lima, não foi encontrado e a assessoria de imprensa da emissora não atendeu ligação ao longo de toda a sexta-feira (16/03).

Fonte:Comunique-se




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas