Novidades
Instituto Butantan desenvolve potente anti-inflamatório

Estudo apresentou excelentes resultados em testes com animais; substância encontrada no sangue é eficiente no tratamento de lesões de nervos

O Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, está desenvolvendo uma pesquisa inédita de um potente medicamento capaz de aliviar dores decorrentes das lesões de nervos e inflamações. Os primeiros resultados do estudo, aplicado em animais, apresentaram ótimos resultados.

A nova plataforma, desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Fisiopatologia visa entender o funcionamento de uma proteína encontrada no sangue, mais precisamente nos glóbulos brancos, chamada ligante de cálcio S100A9.

Os testes iniciais com essa substância mostraram que o medicamento possui boa ação mesmo em baixa dosagem, e uma fácil administração por via oral, o que viabilizaria os custos de produção. Além destas propriedades, a ação da proteína mostrou-se eficaz também no tratamento de lesões agudas e crônicas.

“Os resultados iniciais foram animadores e nossa expectativa é possibilitar uma melhora no tratamento de algumas doenças e na qualidade de vida das pessoas”, relata Renata Giorgi, pesquisadora científica do Laboratório de Fisiopatologia do Instituto Butantan.

O próximo passo do estudo é avaliar a toxicidade da substância e realizar os primeiros testes em humanos.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas