Novidades
Zumbido no ouvido: do desespero ao autocontrole

Pacientes participam de Grupo de Apoio para livrarem-se do zumbido enlouquecedor que perturbou Van Gogh e Beethoven

Um barulho enlouquecedor que vem de dentro para fora, capaz de levar as pessoas ao extremo desespero e em alguns casos até ao suicídio. Esse tormento toma conta justamente dos raros momentos de paz da aposentada Angela Almeida, 60 anos, que já pensou em arrancar suas próprias orelhas assim como Vincent van Gogh, como se isso pudesse livrá-la dessa tortura que acometeu até mesmo o ícone da pintura. A aposentada faz parte dos 24% da população mundial afetada pelo zumbido no ouvido, segundo dados da APIDIZ (Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido), entidade sem fins lucrativos destinada a divulgar informações e pesquisas sobre zumbido.

Outro caso, agora mais parecido com o do gênio da música Ludwig van Beethoven, é o do coordenador do Procon de Bertioga, Gilberto Godoy, 65 anos, que também perdeu a audição do ouvido direito, só que um pouco mais cedo que o compositor das sublimes sinfonias, aos dez anos. Mesmo tendo a consciência que o zumbido não tem cura, Godoy hoje obteve o seu autocontrole para a luta contra o sintoma, participando dos encontros do Grupo GANZ – Grupo de Apoio Nacional a Pessoas com Zumbido. “Você não pode lutar com um inimigo que você não conhece”, alerta.

Godoy e Angela tiveram suas vidas agitadas e só perceberam o zumbido quando estavam com a idade mais avançada. Angela, por exemplo, já morou em cinco países diferentes, inclusive no Iraque quando estava em guerra contra o Irã, trabalhou em duas rebeliões na antiga Febém e conviveu com familiares que afirmavam “você vai morrer com esse barulho no ouvido”. Hoje, os dois absorveram os depoimentos dados no Grupo GANZ para controlar esse martírio e estão adaptando suas rotinas para controlar o sintoma.

A aposentada procurou tratamento com vários profissionais especializados e gabaritados, um deles sugeriu mascarar os sintomas. Assim, voltou para a Espanha em busca de uma vida mais barulhenta, que encobrisse o zumbido. Já chegou a se machucar enfiando cotonetes no ouvido. Atualmente, faz tratamento psiquiátrico e ortomolecular, mais RPG e caminha três vezes por dia para aliviar o desespero. Mas só encontra a esperança da cura nas palestras da especialista no assunto, Drª Tanit Ganz Sanchez, que é otorrinolaringologista, pioneira em Zumbido no Brasil e fundadora da APIDIZ.

Godoy encontrou com a Dra. Tanit todas as informações que precisava para lutar contra esse inimigo nada silencioso. “Nos últimos 10 anos sofri muito com o zumbido, mas com as palestras encontrei a esperança e o apoio que tanto precisei”, conta o homem que, graças ao Grupo GANZ, não se perturba mais com o zumbido. Ele aprendeu a controlar o seu desespero. A exemplo de Beethoven e sua obra genial, podemos afirmar que o zumbido no ouvido pode até ser mais um motivo para viver.

Próximo encontro

O Grupo GANZ – Grupo de Apoio Nacional a Pessoas com Zumbido – tem um programa educativo mensal e realiza o próximo encontro dia 6 de junho, das 15h às 16h30, na sede da APIDIZ. A maior novidade é que agora os encontros do GANZ contam com a força da internet para atingir o seu objetivo: disseminar informação sobre o Zumbido, desmitificar suas causas e transmitir conhecimento sobre novidades em tratamento. Assim, quem quiser pode presenciar a palestra e a sessão com perguntas e respostas presencialmente; ou pode assistir à palestra de qualquer local.

O tema da próxima reunião educativa é “Tipos comuns e raros de zumbido”. Será conduzido pela médica otorrinolaringologista Drª Tanit Ganz Sanchez, especialista no assunto, pioneira em Zumbido no Brasil e fundadora da APIDIZ. No decorrer do encontro, Drª Tanit vai ainda responder dúvidas dos internautas em tempo real, além dos questionamentos dos participantes presentes.

Apoio à Distância

Os encontros do GANZ podem alcançar pessoas de todas as partes do mundo, por meio da internet, onde as palestras são transmitidas em tempo real. A Dra Tanit acredita no crescimento do número de participantes do encontro GANZ pela internet e defende que ele deve crescer exponencialmente nas próximas reuniões. "Nossa intenção é otimizar o uso da ferramenta web para que o nosso trabalho de pesquisa e divulgação alcance parte mais expressiva das pessoas que precisam de ajuda!", aposta a doutora. A partir do link (http://twitcasting.tv/zumbidonoouvido/show/) os interessados têm acesso à palestra na íntegra.

Sobre o GANZ

O GANZ é uma iniciativa da APIDIZ, associação sem fins lucrativos, e os seus encontros também visam esclarecer dúvidas e absorver informações fundamentais aos que buscam conhecimento sobre o Zumbido.

Os encontros acontecem toda primeira 4ª-feira da cada mês, das 15 às 16h30 (palestra informativa de 40 minutos, seguida de sessão de perguntas e respostas com os participantes - pacientes e familiares)

Capacidade: 30 pessoas para a reunião presencial na Sede da APIDIZ, além do acesso irrestrito via redes sociais e nos canais de vídeo.

Horário: das 15h às 16h30

Local: Sede da APIDIZ – Avenida Padre Pereira de Andrade, 353


Programação 2012 e Temas das Palestras

06 de Junho (15h): Tipos comuns e raros de zumbido e suas principais causas

04 de Julho (15h): A participação negativa do cérebro na manutenção do zumbido – como evitar

01 de Agosto(15h): Roteiro inicial: dicas úteis sobre o que fazer quando o zumbido aparece

05 de Setembro(15h): Reconhecendo e afastando grandes inimigos: ruído, erros alimentares, ondas eletromagnéticas, dores musculares e estresse

03 de Outubro(15h): Relações entre zumbido, perda auditiva e hipersensibilidade a sons: como otimizar o tratamento conjunto

10 de Novembro(15h): Noções sobre os tipos de tratamento do zumbido: a esperança está no ar!

05 de Dezembro(15h): Apresentação de casos de sucesso

Tel.: 11 3021-5251

www.tvzumbido.com.br

Inscrições: Tel 11 3021-5251 ou contato@apidiz.org.br




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas