Novidades
Governo prorroga vacinação contra gripe até 1º de junho

Delboni alerta: a adesão à vacinação de todos os membros da família, independentemente de faixa etária, é de extrema importância

São Paulo, maio de 2012 - A campanha de vacinação contra a gripe de 2012, realizada pelo governo federal, teve inicio no dia 05 de maio e foi prorrogada até 1º de junho. Neste ano, os públicos cobertos pela campanha são, prioritariamente, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais e crianças de 6 meses a menores de 2 anos, população indígena e profissionais da saúde. Segundo o Ministério da Saúde a meta é vacinar 80% da população-alvo e o balanço parcial indica cobertura 52,5%, com melhor adesão das crianças. A ampliação do prazo, que terminava nesta sexta-feira (25), possibilitará que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença.

Para conscientizar a população da importância de prevenir a doença, as redes de saúde pública e privada se unem na campanha de vacinação contra a gripe. Dados do Ministério da Saúde indicam que, como resultado da imunização, em 2011, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 – foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados diminuiu 44% - de 9.383 para 5.230. Segundo Ricardo Cunha, gerente de vacinas do Delboni, quem se vacinou no ano passado deve se vacinar novamente neste ano. Vale ressaltar que a campanha nacional de vacinação contra a gripe do Ministério da Saúde tem como um dos seus focos a vacinação de crianças entre 6 meses e 2 anos incompletos, mas que as crianças até 5 anos de idade têm indicação precisa de receber a vacina.

“A imunização de toda a família, independentemente da idade, é de extrema importância para que se tenha uma boa proteção do núcleo familiar. Todos que foram vacinados no ano passado deverão receber a imunização novamente”, completa Cunha. O médico explica que os níveis de anticorpos protetores, desencadeados pela vacina, tendem a se reduzir gradualmente com o tempo, fazendo com que mesmo pessoas que responderam adequadamente à vacina venham a perder essa imunidade após um ano.

Cunha lembra que as pessoas passaram a dar mais importância à imunização contra a gripe após a pandemia do H1N1. “Atualmente, as pessoas têm procurado a vacina da gripe para se imunizar contra a H1N1, mas é importante ser imunizado também contra outras cepas do vírus Influenza. A pessoa vacinada fica protegida contra três cepas de vírus Influenza, incluindo o H1N1.”

A vacina é trivalente e protege contra os tipos A-H1N1, A-H3N2 e o B, que têm maior circulação no Hemisfério Sul no momento. A vacina é indicada a todas as faixas etárias, inclusive crianças menores de 5 anos e idosos que, em conjunto com pacientes com problemas cardíacos, pulmonares e gestantes, são os grupos mais vulneráveis a complicações causadas pela gripe.

Cunha explica que a gripe é caracterizada por febre alta, fraqueza, cefaleia e dor no corpo, além de congestão do sistema respiratório. “A gripe já é desconfortável o suficiente para justificar a vacinação e, se não bastasse esse argumento, pode ainda evoluir para pneumonia com consequências mais graves”, alerta.

A vacina contra a gripe está disponível em todas as unidades do Delboni que possuem o serviço de vacinação e tem efeitos protetores com duração de 8 a 12 meses, com início de 2 a 4 semanas após a vacinação. É recomendada anualmente para todas as pessoas com idade superior a seis meses de idade. A reação adversa mais comum, que atinge cerca de 10% dos vacinados, é a dor no local da aplicação, que pode surgir algumas horas após a vacinação e desaparece em até 72 horas. A vacina não é indicada para pessoas com alergia comprovada à proteína do ovo.

Para mais informações acesse: www.delboniauriemo.com.br.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas