Novidades
São Paulo recebe o 3º Gluten Free & 1º Zero Lactose

Evento, que discute as intolerâncias alimentares e as doenças relacionadas com o consumo do glúten e da lactose, teve aumento de 400% em relação a 2010

Em junho acontece, na capital paulista, o 3º Gluten Free São Paulo & 1º Zero Lactose, evento que foi um sucesso ano passado e contou com a presença de pessoas vindas de diversos Estados brasileiros e, até mesmo, de La Paz, na Bolívia. A maior parte do público foi de profissionais da área de saúde, mas celíacos, intolerantes e seus familiares também tiveram participação significativa. A expectativa este ano é dobrar o número de participantes.

O evento tem como proposta informar e discutir sobre o consumo excessivo de glúten, assim como as doenças relacionadas a esta proteína presente no trigo, cevada, centeio e malte.

A novidade em 2012 é a realização do 1º Zero Lactose juntamente com o 3º Gluten Free São Paulo, como uma forma de alertar sobre o aumento da incidência de intolerâncias alimentares, entre elas a lactose, que acomete 75% da população mundial e 25% dos brasileiros.

Intolerâncias alimentares

A intolerância à lactose ocorre em pessoas que não produzem ou possuem ineficiência da atividade da enzima lactase, responsável por hidrolisar a lactose encontrada no leite da vaca e seus derivados. A deficiência ou até mesmo a falta de produção da lactase faz com que a lactose chegue ao intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Os intolerantes à lactose têm, entre os sintomas mais comuns, a diarreia, distensão abdominal, flatulência e má digestão.

Em relação ao glúten, além destes mesmos sinais, estão a rinite, asma, prurido, dermatite, acne, alterações no humor, ansiedade e depressão. Devido à similaridade dos sintomas com diversas outras patologias há uma grande dificuldade em diagnosticar esses males.

A intolerância permanente ao glúten atinge pessoas de todas as idades, principalmente crianças de seis meses a cinco anos. Existe, também, uma frequência maior entre o sexo feminino, na proporção de duas mulheres para cada homem. Crianças em seus três primeiros anos de vida apresentam maior intolerância à lactose.

Não existe cura para os dois casos, por isso a importância de alertar os portadores destas intolerâncias sobre uma alimentação adequada e limitada ao glúten e à lactose, respeitando a individualidade de cada paciente. Ao retirar estes componentes da dieta é possível levar uma vida normal e saudável, mas sempre com o acompanhamento médico e nutricional para evitar a deficiência de nutrientes e recuperar a microbiota intestinal, prejudicada pelo consumo de alimentos que contêm glúten ou lactose.

Palestras

O evento será realizado no mesmo dia para dois públicos distintos, com ciclos de palestras para nutricionistas, médicos e chefs de cozinha, e para o consumidor final. O objetivo é atingir tanto os profissionais da área da saúde que lidam com este tema em sua prática clínica, quanto as pessoas que possuem hipersensibilidade ao glúten, pais e próprios portadores da doença celíaca e intolerância à lactose que buscam informações qualificadas sobre o assunto.

Entre os palestrantes estão Gisela Savioli (nutricionista), Henry Okigami (farmacêutico), Lucyanna Kalluf (farmacêutica e nutricionista), Bruno Zylbergeld (biólogo) e Elen Coutinho (psicóloga) e Tatiana Cardoso (chef de cozinha), que abordarão temas como tratamentos alternativos, saúde intestinal, apoio psicológico, abordagem terapêutica, processos fisiopatológicos e gastronomia funcional.

Salão de expositores

O objetivo do 3º Gluten Free São Paulo & 1º Zero Lactose é mostrar quais são as opções de alimentos sem glúten e sem lactose existentes no mercado, por isso o evento conta com um espaço destinado aos expositores e patrocinadores oficiais, com apresentação e degustação de produtos, entre eles: Supra Soy, Jasmine Alimentos, Tivva, Almofariz, Grani Amici, Mundo Verde, Arte sem Glúten, Goodsoy, Aquamais, Diaita, Sanavita, Vitafor, Aminna, Natural Sem Glúten, Vitao e Sabor Único.

Circuito de oficinas culinárias

O Gluten Free São Paulo tem o exclusivo Circuito de Oficinas Culinárias Gratuitas com a proposta de apresentar diversas receitas livres de substâncias alergênicas (glúten e lactose), saborosas e práticas. Confira a programação no www.glutenfreebrasil.com

Serviço

3º Gluten Free São Paulo & 1º Zero Lactose


Data: 02 de Junho de 2012
Horário: 08h às 18h
Local: Hotel Matsubara
Endereço: Rua Cel. Oscar Porto, 836 – Paraíso - São Paulo – SP







Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas