Novidades
Laboratório constata que as mulheres ainda se cuidam mais!

Mulheres realizam mais exames preventivos do que os homens

Em 2011, cerca de 60% das mulheres realizaram exames preventivos, contra 30% dos homens

A prevenção do câncer de mama, acompanhamento da idade reprodutiva e da menopausa, além dos cuidados com doenças coronárias e problemas hormonais são os principais motivos que fazem as mulheres procurarem mais os médicos e realizarem exames preventivos, comprova o Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica. Segundo o levantamento, a proporção de homens e mulheres que realizam exames não é sempre desigual. Até os nove anos de idade, principal período em que as crianças dependem dos pais para cuidar da saúde, meninos e meninas passam por testes em quantidades iguais.

Quando a adolescência chega, as meninas passam por modificações e o início do ciclo menstrual provoca alterações nos hormônios. Mais tarde, com a gestação, a mulher também precisa de cuidados especiais e outros tipos de cuidados são exigidos como controlar a pressão arterial, diabetes, pré-eclâmpsia e anemia. E depois dos 50 anos, com a chegada da menopausa, ocorre uma predisposição ao desenvolvimento de algumas patologias como câncer de mama, osteoporose e doenças cardiovasculares. Por este motivo elas estão mais presentes em consultórios e laboratórios zelando pela sua saúde.

Segundo Dra. Natalya Maluf, gerente médica do Delboni Auriemo “A prevenção é a melhor forma de manter a saúde em dia. Toda mulher deve se consultar com um ginecologista, a partir da primeira menstruação e antes do início da vida sexual, no mínimo uma vez por ano. Dentre os exames que são indicados, independentemente da faixa etária, destacam-se: glicemia, colesterol total e suas frações, triglicerídeos, ureia e creatinina (avaliação da função renal), TGO e TGP (avaliação da função hepática), hemograma e exame de urina”.

Conheça os exames mais indicados para cada faixa etária:

• Aos 20 anos, ou no início da atividade sexual: papanicolau, colposcopia, ultrassonografia pélvica ou transvaginal, ultrassonografia de mamas.
• Acima de 30 anos: somando-se aos solicitados aos 20 anos, está indicada a realização de exames para avaliar a função tireoidiana TSH, T4 Livre, T3. A primeira mamografia deve ser feita aos 35 anos.
• A partir dos 40 anos: mamografia anualmente, somados aos exames citados para as outras faixas etárias.
• A partir dos 50 anos: quando a maioria das mulheres inicia o período da menopausa, o foco deve ser os ossos e o coração. A realização de uma densitometria óssea logo após o início da menopausa se faz necessário. Dosagens hormonais e exames relacionados ao metabolismo do cálcio vão ajudar no acompanhamento e prevenção da Osteoporose.
• Mulheres com antecedentes de câncer de mama ou ovário na família devem iniciar seu acompanhamento médico com antecedência. A época ideal depende da idade com que seu familiar teve a doença e também do tipo de câncer. O melhor a fazer é procurar um médico e explicar o seu histórico para dar início ao tratamento preventivo.
• Antes da gravidez é importante realizar exames de sorologia para sífilis, sorologia para HIV, sorologia para toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes simples tipo I e II, hepatites B e C. Caso não consiga engravidar durante um ano, procure seu médico para realizar exames de fertilidade.


Serviço:
www.delboniauriemo.com.br




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas