Novidades
Distúrbios Respiratórios, Obesidade e Alergia

Projeto Social inaugura setor de Endocrinologia gratuito

Idealizado pelo Imunologista e Alergista, Dr. Marcello Bossois, o Projeto Social Brasil Sem Alergia oferece gratuitamente a realização de procedimentos de combate, controle e prevenção dos mais variados tipos de processos alérgicos e doenças ligadas ao sistema imunológico. A Ação Social, que já faz uma grande diferença na vida de inúmeros alérgicos, acaba de inaugurar um centro de atendimentos gratuitos em Endocrinologia. O objetivo do Brasil Sem Alergia é atenuar determinados processos alérgicos e distúrbios respiratórios através de uma orientação no controle da gordura abdominal.

Nascido em 2007, o Brasil Sem Alergia já tratou milhares de pessoas com aproximadamente 50 mil atendimentos realizados. As consultas são oferecidas de segunda à sexta, de 09h às 18h, na Rua Conde de Porto Alegre, n167, no bairro 25 de Agosto em Duque de Caxias. Os interessados devem agendar suas consultas nos mesmos horários, através do telefone 2652 – 2175, aonde poderão obter mais informações sobre a realização de todas as atividades.

Segundo Dr. Marcello Bossois, o acúmulo de gordura no abdome está relacionado ao surgimento de diversas doenças, dentre elas, um conjunto de distúrbios respiratórios. A rinite vasomotora, por exemplo, é um dos problemas frequentes causados pela obesidade. “Uma pessoa com excesso de peso e, sobretudo, que possua uma grande quantidade de gordura localizada na região abdominal, certamente terá grandes chances de apresentar problemas respiratórios devido à rinite vasomotora, uma vez que esta é uma das principais causas da doença”, afirma Dr. Bossois.

A obesidade é responsável por uma série de doenças em variados órgãos do corpo, podendo causar problemas no coração, fígado, pulmões etc. Ela pode provocar uma grande dificuldade respiratória, prejudicando a passagem de ar dentro do organismo, caracterizando uma restrição respiratória. Esta restrição poderá atingir níveis mais ou menos graves, variando de acordo com o grau de obesidade do paciente, que em determinado momento poderá desenvolver apneia do sono, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, além da própria rinite vasomotora

“O excesso de peso é muito prejudicial à saúde, de uma maneira geral, mas em alguns casos os danos podem ser ainda maiores”, comenta a Coordenadora de Endocrinologia do Brasil Sem Alergia, Dra. Aline Martinez. A apneia do sono e as doenças pulmonares obstrutivas crônicas, muito presentes entre os pacientes com elevado IMC ( índice de massa corpórea ), também podem agravar os quadros de rinite vasomotora, lembra a médica.

A rinite vasomotora é caracterizada por uma hiper atividade nasal como resposta a alguns estímulos, que podem ser desde alterações climáticas, estresse, alimento, até uma restrição respiratória gerada por excesso de peso. A doença apresenta os mesmos sintomas dos demais tipos de rinite, como espirros, congestão nasal, obstrução respiratória, porém o quadro de coriza é mais intenso. Ela pode ser explicada como um excesso de vascularização na membrana nasal, associada à uma hipersensibilidade local.

A apneia do sono, por sua vez, é uma condição que desorganiza os movimentos respiratórios, sendo considerada como um dos principais distúrbios do sono. Esta síndrome é caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias aéreas durante o sono, causando apneia ou hipopneia ( entende-se por apneia a interrupção completa do fluxo de ar através do nariz ou da boca por um período de pelo menos dez segundos e, por hipopneia, uma redução de 30% a 50% desse fluxo).

O número de episódios de apneia-hipopneia por hora de sono é chamado de índice de distúrbio respiratório e pessoas com índices maiores do que 5 já são consideradas portadoras de apneia do sono. “A obesidade é um dos fatores de maior causa entre os pacientes que sofrem de tais distúrbios, pois prejudica a passagem de ar por dificultar a abertura da garganta. O excesso de peso também acarreta pressão física nos músculos torácicos inferiores e abdominais, atuantes na respiração, facilitando ainda mais os quadros de apneias. Sabe-se que esses distúrbios são considerados causas importantes de mortes súbitas e alterações cardiológicas graves.”, alerta Dra. Aline.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas