Novidades
Técnicas reduzem queda de cabelo em pacientes com câncer

Estudo desenvolvido por equipe de Enfermagem foi apresentado em Congresso Brasileiro de Oncologia

A equipe de Enfermagem do Centro Avançado de Oncologia do Hospital São José acaba de divulgar os resultados de um trabalho sobre prevenção de alopécia, redução parcial ou total do cabelo, desenvolvido com um grupo de pacientes com câncer atendido pelo serviço.

Ao longo de dois meses, os enfermeiros oncológicos acompanharam 18 pacientes submetidos a sessões de quimioterapia e observaram que 66% deles apresentaram alopécia de grau 1, quando a queda de cabelos é mínima e, muitas vezes, imperceptível. O excelente resultado é consequência da utilização adequada de toucas hipotérmicas na prevenção da queda capilar induzida pelo tratamento quimioterápico e foi apresentado na edição 2011 do congresso anual da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

A queda de cabelo, reflexo comum da quimioterapia, provoca significativos impactos na autoestima dos pacientes, sobretudo, entre as mulheres. As alterações indesejadas de imagem podem atrapalhar na reação do tratamento e levar o doente ao exílio social.

O uso da touca hipotérmica consiste em resfriar o couro cabeludo do paciente antes e durante a aplicação do medicamento quimioterápico. O resfriamento diminui a circulação sanguínea no couro cabeludo e restringe a passagem da medicação no local, reduzindo assim a possibilidade de queda capilar. Para aplicar o método de forma eficaz, o Centro Avançado de Oncologia do Hospital São José adota protocolos de conduta e oferece treinamentos regulares a todos os seus profissionais de Enfermagem.

“Quinze minutos antes de receber a quimioterapia o paciente já coloca a touca, que mantém a temperatura capilar entre 28°C e 22°C. O aparato é mantido na cabeça do paciente até o final da aplicação da medicação”, disse Ana Cláudia Oliveira, enfermeira responsável pelo Centro Avançado de Oncologia do Hospital São José.

Os pacientes são monitorados individualmente durante todo o processo. Dois profissionais de Enfermagem acompanham cada um dos pacientes atendidos. Os baixos índices de queda capilar apresentados pelo grupo estudado também refletem a conduta adotada pelo Centro Avançado de Oncologia para o processo pós-quimioterapia. Os pacientes recebem orientações de como deve ser a higienização e os cuidados com os cabelos durante o tratamento oncológico.

De acordo com Patrícia Molina, gerente do Centro Avançado de Oncologia, cuidados simples podem ajudar a reduzir a queda capilar durante o tratamento. “Orientamos o paciente a lavar os cabelos a seco, usar shampoo adequado, não usar secadores, pranchas ou chapinhas. Além disso, o paciente em quimioterapia deve pentear os cabelos com pentes largos e evitar prender”, afirma Molina.

Serviço:
www.hospitalsjose




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas