Novidades
Intolerância ao glúten deve ser acompanhada por especialista

Alguns sintomas são característicos de quem não pode consumir trigo, centeio, cevada e aveia

É comum ouvirmos falar de pessoas com intolerância à lactose, porém, há outros tipos de produtos que nosso organismo pode não ser capaz de digerir. Um exemplo é o glúten. Segundo a nutricionista da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, Flavia Sguario, para saber se o paciente tem este problema, é preciso fazer uma avaliação funcional minuciosa e exames complementares.

As reações para quem possui o problema são características. “Os sintomas são diarreia intensa, dor abdominal, no caso da doença celíaca, dificuldade de ganho de peso, entre outros”, explica Flavia.

Para evitar o problema, é preciso retirar da dieta alimentos que contenham glúten. “O paciente deve substituir os alimentos, através da utilização de alimentos como fécula de batata, maisena, farinha de milho, araruta, polvilho, etc. Mas, é preciso lembrar sempre que deve haver orientação de um especialista e a substituição deve ter a mesma equivalência nutricional”, orienta a nutricionista.

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada e aveia. Ou seja, ele está presente em diversos pães, massas, entre outros.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas