Novidades
Academia lança programa inédito de tratamento contra a Osteoporose!

“A prática da atividade física ajuda diretamente no tratamento contra a osteoporose”

A afirmação do Dr. Américo Marques, médico e criador do Osteofit, do Centro de Bem-Estar Levitas (www.levitas.com.br), ilustra bem a importância do exercício de impacto na prevenção e tratamento de osteopenia e da osteoporose. Dados apontam que 200 milhões de pessoas no mundo sofrem com este mal, sendo aproximadamente 15 milhões delas no Brasil. O cenário é preocupante tendo em vista que cada vez mais as pessoas convivem com fatores de risco como tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e estresse. Dessa forma, se a população não criar consciência da importância de se mudar alguns hábitos e realizar atividades físicas, muito provavelmente em pouco tempo os números serão bem maiores.

Tendo esse cenário em mente, Marques acredita que a atividade física é a ferramenta ideal para estimular a formação óssea por meio do fortalecimento muscular e de exercícios com impacto moderado. “O Osteofit é baseado em exames laboratoriais e de densitometria óssea, que detectam a absorção e eliminação de cálcio no organismo e a quantidade de vitamina D presente. A partir da análise dos resultados, a equipe de orientadores, composta por fisioterapeutas e educadores físicos, desenvolve treinos personalizados”, afirma.

De acordo com o médico, um atendimento personalizado faz a diferença. “Como realizamos um acompanhamento muito próximo conseguimos ter resultados muito satisfatórios em um curto período. Por isso, ao contrário dos padrões internacionais estabelecidos e praticados aqui no Brasil, que solicita densitometria óssea anual e apenas em dois pontos, nós solicitamos a cada seis meses e avaliamos cinco áreas do corpo para identificar o risco do cliente”, afirma.

As áreas analisadas são: lombar e fêmur não dominante (já avaliados nos padrões internacionais), bem como fêmur dominante e antebraços. Marques explica que a avaliação de cinco partes do corpo é importante para elaborar um treino ainda mais específico e evitar que se confunda uma coluna com osteófitos com uma coluna saudável.

A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita na atividade física na luta contra a osteoporose. Eles têm uma boa iniciativa, a “Bone and Joint Decade” (http://www.boneandjointdecade.org/) que discute o tema osteoporose e tem como lema o “Keep People Moving”, reforçando que a prática de exercícios físicos (e não apenas a ingestão de cálcio de forma isolada) é o melhor “remédio”.

Com a proximidade do Dia Mundial da Osteoporose, celebrado em 20 de outubro, esse é um tema que deve ganhar relevância na opinião pública. Caso esteja desenvolvendo alguma pauta sobre o tema e precise de fontes que possam falar sobre o assunto, o Dr. Américo Marques tem disponibilidade para conceder entrevistas. Ele pode relatar a experiência do programa Osteofit que é pioneiro no segmento e conta com a participação de 65 clientes do Centro de Bem-Estar Levitas.

Como surgiu?

O Osteofit surgiu em meados de 2005, quando Dr. Américo Marques, que também é oncologista, avaliava os resultados de exames de uma cliente na faixa dos 45 anos. Mesmo passando por um tratamento para cura de um câncer e tendo outros fatores de riscos para o desenvolvimento de osteopenia/osteoporose, como retirada do ovário, quimioterapia e administração de anti-estrógeno, a cliente permanecia com a saúde óssea em perfeito estado. “Como ela praticava atividade física com regularidade analisamos o quadro e percebemos que o exercício era naquele caso uma ferramenta poderosa para a produção óssea”, afirma.

Essa foi a primeira pessoa a compor o Osteofit. Hoje, o programa pioneiro no segmento é composto por 65 clientes Levitas, sendo oito deles homens em idade mediana de 60 anos. Porém, ao contrário do que muitos podem pensar, há hoje no grupo diversos clientes jovens, entre 30 e 40 anos. “O Levitas é um Centro de Bem-Estar e a nossa maior preocupação é conseguir contribuir para que o nosso cliente possa ter mais saúde e qualidade de vida. E certamente um programa como o Osteofit proporciona ao cliente a possibilidade de viver bem e melhor”, finaliza o médico.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas