Novidades
Maus hábitos podem ser um dos principais motivos de obesidade infantil

Criatividade na elaboração dos pratos estimula o consumo de alimentos saudáveis; Beneficência Portuguesa de São Paulo dá dicas de dieta balanceada para os pequenos

Quase 43 milhões de crianças abaixo dos cinco anos de idade apresentam sobrepeso, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados em 2010. Esse índice vem crescendo em ritmo acelerado em todo o planeta. Nos últimos 20 anos, o número de crianças entre 5 e 9 anos que sofrem de obesidade quadriplicou no Brasil. São muitas as consequências negativas desencadeadas pelo excesso de peso, mas o fator psicológico é o mais preocupante.

Segundo o Dr. Fadlo Fraige, endocrinologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br), as principais causas para o crescimento da taxa de obesidade infantil são alimentação desequilibrada, maus hábitos da família e o sedentarismo. “Existe uma influência de fatores genéticos, mas o ambiente em que a criança vive e os hábitos de consumo de sua família são quesitos determinantes para a obesidade na infância”, diz o especialista. “Os pais devem se atentar também à qualidade nutricional dos alimentos oferecidos nas cantinas das escolas. Salgadinhos, doces e refrigerantes associados ao sedentarismo proposto pela sociedade moderna, como videogame e jogos eletrônicos, também podem contribuir para a obesidade infantil”, explica.

Mesmo em crianças, a obesidade pode provocar vários impactos à saúde, como o desenvolvimento de diabetes e alterações ortopédicas, com danos aos joelhos e tornozelos, por conta do excesso de peso. O médico alerta, ainda, que podem ocorrer prejuízos de ordem psicológica entre os casos mais graves. “A criança acima do peso geralmente é alvo de piadas e provocações dos colegas. Além de afetar a autoestima, isso pode levá-la ao isolamento social e provocar distúrbios mais graves no futuro, como ansiedade e depressão”.

Para Viviane Chaer Borges, nutricionista do Ganep e da Beneficência Portuguesa de São Paulo, cabe aos pais estimular os bons hábitos alimentares desde cedo. “Alguns pais não preparam determinadas verduras ou legumes, porque acham que a criança não vai gostar, mas talvez o único motivo seja porque nunca foi oferecido”, explica Viviane. Outro fator é a facilidade e a praticidade dos alimentos industrializados - que contém conservantes e adição de sal e açúcar - em comparação aos caseiros, que são mais nutritivos, porém, demandam tempo e trabalho na preparação.

Como alternativas para estimular o consumo de alimentos saudáveis pelos pequenos, a nutricionista sugere criatividade na elaboração dos pratos. “Com um mix de alimentos coloridos e em formatos diferentes para a apresentação - por exemplo, bolinho de espinafre ao invés da folha refogada - fica mais fácil atrair a atenção das crianças“, diz a nutricionista.

DICA DE DIETA INFANTIL BALANCEADA

Desjejum


½ fruta com granola ou cereal
Leite puro ou com achocolatado
Pão integral
Queijo

Lanche

Suco de fruta; ou 1 fruta; ou 1 iogurte ou bebida láctea

Almoço

Salada de folhas com cenoura ralada
Arroz
Feijão
Filé de pescada à milanesa
Purê de batata com mandioquinha
Salada de frutas

Lanche

Bolo caseiro
Iogurte batido
Ou pão integral com queijo e peito de peru + suco de frutas ou água de coco

Jantar

Folha refogada (por exemplo: espinafre ou bolinho de espinafre)
Macarrão com azeitonas picadas e milho
Almôndegas ao sugo
1 fatia de mousse de maracujá

Ceia

Leite batido com fruta ou iogurte; ou leite com achocolatado




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas