Novidades
Independência dos óculos – novo procedimento

CIRURGIA REFRATIVA- independência dos óculos

A modernidade dos procedimentos médicos sem dúvida é o fator que determina e serve como referência do progresso nesta área. Atualmente não queremos apenas mais prevenir e tratar doenças buscamos superar as limitações naturais do nosso corpo para que possamos viver com mais qualidade. A cirurgia refrativa está intimamente relacionada a esta busca por qualidade de vida.

A função visual é responsável por cerca de 80% da nossa relação com o mundo que nos cerca. Recursos como óculos e lente de contato nos proporcionam uma boa visão, mas criam dependência que é incompatível com os modernos conceitos de qualidade de vida.

Óculos e lentes de contato nos limitam na prática de esportes e atividades de lazer, criam insegurança na eventualidade da sua falta inesperada e das suas limitações estéticas e representam um custo relevante se contabilizados os gastos ao longo dos anos.

A cirurgia para correção dos erros de refração proporciona às pessoas uma indescritível sensação de segurança e independência além de melhorar a autoconfiança e auto-estima. Relatos como “ficar livre dos óculos foi a melhor coisa que fiz” são comuns entre as pessoas que se submeteram a este procedimento.

As técnicas cirúrgicas para a correção da refração já existem há décadas e tem se beneficiado, de forma privilegiada, dos grandes avanços científicos e tecnológicos da medicina. Hoje em dia, é possível realizar procedimentos de refração com mais segurança para casos de alta miopia- que há algum tempo atrás não tinha bons resultados.

ALTA MIOPIA: Casos de alto míopes sempre foram tratados de maneiras ineficazes, houve algumas tentativas de correções por meio de lentes de contato especiais para esse tipo grau, por exemplo, no princípio as lentes eram apoiadas na pupila, não se fixando bem, pois a pupila se dilata e se contrai constantemente, em resposta à luz ambiente e, assim, elas se deslocavam, diminuindo a visão, ou tocavam o cristalino, provocando catarata. Por isso, esse processo foi logo abandonado.

Com a evolução dos materiais flexíveis para implantes intraoculares, pode-se chegar à solução atual de um novo “design” de lente intraocular para alta miopia que, além de poder ser implantada por uma incisão muito pequena (2,6 mm) - o que não ocorria com nenhum das outras – ela se desdobra dentro da câmara anterior, nela se abrindo e tendo suas alças se apoiando delicadamente no referido ângulo e mantendo-se constantemente encurvada dentro na câmara, ficando portanto afastada tanto da íris como da córnea, evitando, assim qualquer contato com esses tecidos nobres do olho. O procedimento tem 98% de eficácia.

Liberdade! Essa é a palavra que define esse novo procedimento, quem tem miopia acima de 6 graus, como é o caso da Jenifer, sabe das dificuldades encontradas para se fazer tudo e como é difícil ser refém dos óculos e da lente de contato. De acordo com o diretor do ETCO- Eye Day Hospital, Renato Longo, esta é a mais recente geração de lentes para correção de altas miopias com implante cirúrgico na câmara anterior do olho. São cirurgias que requerem alta tecnologia, porém de realização rápida e de fácil adaptação pelo paciente- melhor que isso, um procedimento que, diferente dos que já existiam- com grandes efeitos colaterais, como aumento da pressão dos olhos, processos inflamatórios, apresenta baixíssimo índice de reações adversas. Indicada para pacientes com mais de 6 graus de miopia- 5% da população são alto míopes- os critérios para indicar ou contra-indicar serão definidos pelo médico oftalmologista a partir da análise dos resultados obtidos com os exames pré-operatórios.

É uma técnica aprimorada, altamente avançada e com tecnologia super recente, e apenas médicos credenciados e com certificado podem realizá-la. Quem usa óculos de grau ou lentes de contato sabe o desconforto que é, por isso a procura pela cirurgia a laser para tratar miopia tem sido cada vez maior. No entanto, não é todo paciente que pode se submeter ao procedimento. Em alguns casos de altas miopias, a cirurgia a laser não pode mais ser indicada em função da espessura da córnea. Por esta razão a lente fácica é a única opção possível para estas pessoas. Acima de 6 graus é muito pouco provável que se possa corrigir a miopia com laser.

Com o implante da lente Cachet, isso não acontece, podendo ser corrigida a miopia até de 16,5 graus, diz Renato. O implante da lente Cachet pode ser feito a partir dos 18 anos de idade por pacientes que tenham o grau estabilizado há pelo menos um ano. O médico adverte que é necessária a realização de exames pré-operatórios específicos, como a microscopia especular, para verificar a quantidade de células da córnea, e a biometria a laser, para ver a profundidade da câmara anterior, o que significa saber se existe uma profundidade mínima para caber a lente, bem como avaliação de retina. “A cirurgia é realizada com anestesia tópica (colírio), com o paciente sedado, e através de uma incisão de 2,6mm o cirurgião habilitado insere a lente Cachet na posição adequada. O procedimento é rápido, dura em torno de cinco minutos e usualmente não é necessário dar pontos, nem internação prolongada.

Contudo, o paciente permanece no Day Hospital por cerca de mais duas horas, para avaliação do pós operatório imediato pelo oftalmologista”, explica. Dentre os cuidados pós-operatórios, está o uso de colírio antibiótico e anti-inflamatório e observar a pressão intraocular no primeiro dia após a realização do procedimento. Depois de cinco dias, o indivíduo pode voltar a suas atividades normais, exceto praia, piscina, jogar bola etc. por um mês, evitando exposição a possíveis traumas na região dos olhos. Deve ser examinado pelo oftalmologista ao fim de um mês, três meses e seis meses. Depois, deve seguir a consulta regular anual que todos devemos fazer no oftalmologista e desfrutar de uma vida muito mais confortável, enxergando o mundo de outra maneira.




Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Oftalmologia e Saúde com Dr. Claudio Lottenberg




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas