Novidades
Implante conserva a retina, mostra estudo

Estudo mostra que a lente para cirurgia de miopia não favorece as degenerações que provocam o descolamento da retina.

Alteração é 40 vezes mais frequente em altos míopes e pode cegar.


A mais nova tecnologia para corrigir alta miopia não afeta a saúde da retina, membrana que fica no fundo do olho e responde pela maioria das doenças que levam à cegueira irreversível. Esta é a conclusão de um estudo realizado com 18 pacientes nos último 12 meses por um dos precursores da técnica no Brasil, o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto. Trata-se do implante de uma lente intraocular na frente da íris (parte colorida do olho) que pode ser retirada nos casos de alteração de grau. De acordo com o médico, chegou ao País em maio de 2010. É indicada para quem tem mais de 21 anos, de 6 a 16,5 graus de miopia e não pode fazer a correção com laser. Isso porque, na cirurgia a laser seria necessário retirar uma grande quantidade de tecido da córnea que poderia deixar o globo ocular vulnerável, e levar à baixa qualidade visual, até pessoas com boa espessura de córnea.

Seleção

Queiroz Neto afirma que participaram do estudo pacientes com idade de 24 a 41 anos, de moderado a alto grau de miopia, no intervalo de -6 a –20 dioptrias. Foram excluídos pacientes com câmara anterior rasa, portadores de glaucoma ou catarata, diâmetro pupilar maior que 7 mm, astigmatismo maior que 2 graus, histórico anterior de cirurgia na córnea ou intraocular.

Resultado Refrativo

O médico diz que após a cirurgia todos os participantes alcançaram alta qualidade ótica. Dezesseis deles atingiram de 80% a 90% de visão sem correção logo após o procedimento. O mesmo resultado foi alcançado por dois pacientes que tinham miopia maior que o limite de correção da lente (-16,5) e por isso tiveram de passar por cirurgia refrativa a laser para completar a correção óptica.

Segurança da Cirurgia

O especialista destaca que o exame de fundo de olho realizado antes do procedimento e depois de um ano da cirurgia mostra que nenhum dos participantes apresentou novas alterações na retina e vítreo. Esta estabilidade, afirma, está relacionada ao fato do procedimento não exigir a retirada do cristalino e diminui o risco de descolamento de retina. Ele explica que a chance disso ocorrer entre altos míopes é 40 vezes maior do que entre pessoas que não precisam usar óculos de grau. Acontece porque, em geral, a miopia aparece na infância. Há indícios de que muito do crescimento do olho vem da retina e a falta de estímulo visual pode acarretar a degeneração da região periférica que provoca descolamento. Uma das características da lente para cirurgia de alta miopia é o ganho de acuidade visual. Isso porque, o grau é colocado dentro do olho sem alteração da fisiologia ocular. Para Queiroz Neto a comprovação do benefício para a retina depende de novos estudos realizados em períodos mais longos de tempo. Ainda assim o resultado preliminar deste estudo indica redução de custos sociais tendo em vista o crescimento da miopia no Brasil e no mundo.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas