Novidades
Manual de Atividades Lúdicas traz orientações para pacientes do Instituto de Psiquiatria

Elaborada em parceria com a Associação Viva e Deixe Viver, a publicação tem o propósito de orientar pacientes e familiares fora do ambiente hospitalar.

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo (IPq) e a Associação Viva e Deixe Viver estão lançando o Manual de Atividades Lúdicas, um guia com orientações para a família e o pa­ciente em tratamento no IPq, ao qual será possível recorrer quando estiverem fora do ambiente hospitalar.

O guia é um dos resultados do trabalho realizado pelo Viva com familiares e pacientes do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do HC, entre eles, a pesquisa “O Brincar como Atividade Terapêutica nos Tratamentos Psiquiátricos de Crianças e Adolescentes”. A observação, de modo sistemático, destes pacientes, possibilitou a identificação das patologias do brincar, que propiciaram os processos de interação com os brinquedos e propostas de intervenções na Brinquedoteca do hospital ou em casa (terapia filial), assim como a elaboração deste Manual.

A publicação foi idealizada a partir da experiência da Dra. Marisol Montero Sendin, pediatra, hebiatra, psicanalista e ludoterapeuta do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP, e recebeu ricas ilustrações de Ricardo Paonessa, que complementam as informações.

“Será um importante aliado, com dicas de como provocar a imaginação, promover educação e cultura por meio da recreação, quebrando preconceitos, além de expandir a linguagem infantil e estimular a inteligência abrindo espaços para novas desc­obertas. Como educador, acredito que o Manual ajudará na formação de bons hábitos, atitudes sociais e morais, além de, como força maior, criar o interesse pela leitura”, avalia Cimino.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas