Novidades
Novas técnicas para diagnóstico de leucemia

Cientistas de vários países estarão reunidos no Rio de Janeiro, de 25 a 27 de agosto, para debater os avanços no diagnóstico e tratamento da leucemia. O especialistas participarão como conferencistas do I Workshop de Citometria de Fluxo EuroFlow no Rio de Janeiro. Organizado pela Coppe e pelo Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG), da UFRJ, o evento será realizado no auditório da Coppe, no prédio do CT2 - Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

O workshop contará com a presença dos maiores especialistas do mundo em citometria de fluxo - técnica utilizada no diagnóstico da leucemia. São presenças confirmadas no evento os pesquisadores Alberto Orfao, pesquisador do Centro de Investigação do Câncer, da Universidade de Salamanca, na Espanha; Jacques van Dongen, da Erasmus University de Roterdã, na Holanda; Quentin Lécrevisse, da Universidade de Salamanca (Espanha); Tomazs Szczepanski, da Medical University of Silesia (Polônia); e Esther Mejstrikova, da Charles University (República Tcheca).

A contribuição científica brasileira nesta área vem se destacando nos últimos anos. A UFRJ é a única instituição não europeia que integra o EuroFlow, um consórcio de grandes universidades que reúne os maiores especialistas em citometria de fluxo, diagnóstico molecular e engenharia aplicada a essas áreas. O grupo brasileiro é coordenado pelo professor Carlos Eduardo Pedreira, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, e também integrado pela professora Elaine da Costa Sobral, do Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG).

Os dois pesquisadores brasileiros tiveram importante participação no desenvolvimento de um dos maiores avanços projetados pelo EuroFlow: o Infinicyt, um software que permite análises mais precisas e maior reprodutibilidade técnica dos resultados observados durante o processo de citometria de fluxo. Patenteado pelo EuroFlow e utilizado em mais de 20 países, incluindo o Brasil, o software propiciou significativo avanço para diagnóstico da doença.





Confira a programação no site de notícias da Coppe: http:// www.planeta.coppe.ufrj.br




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas