Novidades
Programa de Segurança do Paciente chega ao Brasil

Programa de Segurança do Paciente que salvou mais de cem mil vidas é implantado no Brasil

Com o objetivo de salvar 50 mil vidas e evitar 100 mil danos aos pacientes de hospitais de todo o Brasil, o IQG – Health Services Accreditation, em parceria com o Institute for Healthcare Improvement- IHI, coloca em prática o Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP). O projeto já foi estabelecido de forma similar em outros países e teve a oportunidade de salvar 100 mil vidas e evitar cinco milhões de danos, ao estabelecer que a segurança do paciente é uma prioridade estratégica nos hospitais.

O assunto, ainda considerado tolerável, é mais perigoso do que se imagina. Danos decorrentes do tratamento são responsáveis por mais mortes que a pandemia de HIV, por exemplo. Além disso, os eventos adversos são responsáveis pelo aumento do tempo de hospitalização, incapacitações temporárias ou permanentes e, até mesmo, óbito. É possível afirmar que cerca de 50% dos eventos adversos poderiam ser evitados.

O programa:

Inicialmente o programa terá a participação de 12 hospitais que cumprirão dois grupos de boas práticas assistenciais que, quando aplicados conjuntamente e de forma padronizada, apresentam efeitos e resultados significativamente melhores no tratamento e na prevenção de complicações decorrentes da hospitalização. São eles:

- Prevenção de Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica (PAV)– principal causa de morte entre as infecções hospitalares (46% em comparação a 32% dos pacientes que não desenvolvem o problema).

- Prevenção de Infecção de Cateter Venoso Central – De acordo com estudo de Michigan, em 103 unidades de terapia intensiva, houve uma redução na taxa de infecções associadas a cateter de 7,7/1000 para 1,4/1000.

Rubens Covello, CEO do IQG aponta que essa é uma medida inédita no Brasil que tende a se estender por grande parte dos hospitais brasileiros. “Temos o objetivo de que, em pouco tempo, 60 hospitais sejam multiplicados pelos primeiros 12. Esse será um importante passo para salvar mais vidas e evitar danos”.

Ações simples que fazem a diferença:

A implantação das ações de PAV nas campanhas do IHI nos Estados Unidos e Europa levou a uma redução média no número de pneumonias hospitalares associadas a ventilação mecânica de aproximadamente 45%, sendo que muitos hospitais não registram casos durante mais de um ano.

Os principais elementos das ações de PAV são quatro intervenções simples, porém, baseadas em evidências científicas:

1) Elevação da cabeceira da cama entre 30 e 40 graus;

2) Interrupção de sedação diária e avaliação diária das condições para a extubação dos pacientes;

3) Profilaxia de úlcera péptica (proteção gástrica);

4) Prevenção de trombo-embolismo venoso.

As intervenções previstas nas ações do cateter, são igualmente simples, no entanto, já tem pesquisas que apontam a eficiência com essa padronização:

1) Higienização das mãos antes da passagem do cateter;

2) Precauções de barreira durante a passagem do cateter;

3) Uso de assepsia padronizada durante a passagem do cateter;

4) Definição padronizada da veia jugular interna como local de eleição para a passagem do cateter;

5) Revisão diária das condições do cateter e da necessidade de permanência do mesmo.

De acordo com Don Berwick, CEO do IHI, os profissionais na área da saúde têm duas missões: oferecer o melhor cuidado possível e melhorar constantemente esse cuidado. “Um grande estudo realizado nos Estados Unidos [País em que ações foram implantadas] mostrou que em 45% dos casos, a assistência aos pacientes é sub-ótima”.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas