Novidades
Como tratar o vaginismo?

Projeto Afrodite, da UNIFESP, inaugura centro para tratamento do vaginismo

O Projeto Afrodite, do Departamento de Ginecologia da Unifesp, inicia as atividades do Centro de Apoio e Tratamento do Vaginismo – CATVA, com o objetivo de atender às mulheres que sofrem de vaginismo, distúrbio que contrai a musculatura da vagina, impedindo a penetração do pênis e causando dor durante o ato sexual.

O centro surge a partir da necessidade de se acolher e tratar um número cada vez maior de mulheres com vaginismo que têm chegado ao Ambulatório de Sexualidade da Unifesp. No local, as pacientes contarão com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, fisioterapeutas e psicólogos, utilizando métodos de relaxamento e treino respiratório, bem como dessensibilização do corpo e do períneo.

De acordo com a ginecologista Carolina Carvalho Ambrogini, responsável pelo trabalho, os fatores que causam o vaginismo são diversos. “Educação muito rígida e severa dos pais durante a infância, o desconhecimento do próprio corpo, medo de tocar a vagina e primeiras relações sexuais traumáticas podem levar uma mulher a desenvolver esse distúrbio”, explica a ginecologista.

O Centro de Apoio e Tratamento do Vaginismo – CATVA está localizado à Rua Embaú, 66, na Vila Clementino. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5549-6174.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas