Novidades
Programa de TV que ensina a cozinhar com baixo custo

Programa que ensina a cozinhar a baixo custo
estreia na tv e é lançado no Parque da Cidade


Estreará neste sábado, 28.05, às 14h30, na TV Brasil, o programa Cozinha Brasil - Série Receita de Família, que ensina a cozinhar sem desperdícios e a baixo custo. A iniciativa é uma parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Serão transmitidos 36 programas (sempre no mesmo dia e horário, sábado, às 14h30), com 26 minutos de duração cada, divididos em dois blocos de 13 minutos. O lançamento ocorrerá em Brasília, às 9h, no estacionamento nº 12 do Parque da Cidade. A programação de lançamento vai até ao meio dia, com atividades para todas as idades nas áreas de degustação, massagem, video-games, orientação nutricional e avaliação física.

Saúde e prazer - O Cozinha Brasil - Série Receita de Família mostra ser possível combinar saúde e sabor na mesma receita e estimular a mudança de hábitos. Entre o abrir e o fechar da geladeira, até mesmo quem tem restrições alimentares – como diabéticos, hipertensos, obesos e cardíacos – aprenderá a montar um cardápio especial, comendo de forma correta e prazerosa, com alimentos da estação e da região.

A produção do programa visitou sete famílias de São Paulo, Brasília, Goiânia, Belém, Curitiba e do Nordeste, e durante um mês avaliou os hábitos alimentares e cardápios do cotidiano familiar. Durante as visitas, a nutricionista e chef de cozinha Aline Rissato foi às compras, pôs ordem na despensa, organizou panelas e talheres e sentou-se à mesa das famílias Silva, Cruz, Mesquita, Franco, Viana, Paes e Rodrigues.

No programa de tevê, Aline Rissato dá dicas sobre estocagem, conservação e preparação de alimentos. Descendente de italianos, a nutricionista e chef de cozinha, que passou a adolescência enfrentando regimes e dietas, ensina também como aproveitar todas as partes e propriedades dos ingredientes, sem desperdício e baixo custo.

Dicas- O programa Cozinha Brasil foi lançado pelo SESI em 2004, com o objetivo de ensinar a população a preparar os alimentos sem desperdício. Segundo a coordenadora nacional do programa, Gina Marini Ferreira, a intenção de veiculá-lo na tevê é mostrar dentro de casa como é possível fazer mudanças simples na alimentação do dia-a-dia oferecendo mais qualidade de vida aos brasileiros.

“As dicas são básicas e acessíveis a todos: organizar bem o tempo, manter uma alimentação balanceada e variada, com valorização, aproveitamento integral dos alimentos e baixo custo na preparação”, explica Gina.

Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que os brasileiros se alimentam de maneira inadequada. A pesquisa indica que a população diminuiu o consumo de itens básicos, como arroz e feijão, além de consumir apenas um terço da quantidade de frutas e verduras recomendada pelos especialistas.

A pesquisa do IBGE revela ainda que carnes, cereais, hortaliças ou frutas ocupam menos espaço no carrinho do supermercado do que deveriam. Atualmente, as bebidas e infusões são os itens mais adquiridos.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas