Novidades
Tele-eletrocardiograma

EXAMES DO CORAÇÃO À DISTÂNCIA ATINGEM A MARCA DE 170 MIL

O serviço de exames do coração à distância (Tele-eletrocardiograma) está implantado na rede pública de saúde por meio da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. A novidade chama a atenção por sua abrangência e alcance social. Atualmente, mais de 70 unidades de saúde estão integradas à Central de Laudos do IDPC na capital de São Paulo, Grande São Paulo, interior e litoral do Estado, e a projeção é de que haverá a integração de mais 50 unidades. O número de exames realizados atingiu o patamar de 170 mil por ano e mais de 500 laudos são gerados por dia.

O serviço Tele-eletrocardiograma é uma iniciativa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC), administrado pela Fundação Adib Jatene. Ele foi um dos vencedores do Prêmio Mario Covas em Inovação, cuja premiação foi realizada em 26 de abril, em São Paulo, pelo governador Geraldo Alckmin. O evento promove anualmente boas práticas de gestão pública voltadas à excelência e inovação, que aprimorem a qualidade dos serviços e elevem o bem-estar dos cidadãos.

O Tele-eletrocardiograma incorpora tecnologia inovadora e moderna desenvolvida pela DevPartner, que utiliza sinais de celular para transmissão do exame de eletrocardiograma solicitado pela unidade de saúde para uma Central de Laudos do IDPC e vice-versa.Trata-se do que existe de mais avançado em termos de soluções tecnológicas aplicadas na medicina, sem precedentes em nível mundial na área de saúde, garantindo o acesso a um número maior de pessoas aos exames de eletrocardiograma. A tecnologia torna mais ágil a realização dos exames, o envio de amostras e o rápido diagnóstico a partir do laudo efetuado por especialistas. Tudo isso à distância.

A solução desenvolvida pela DevPartner faz com que o serviço Tele-eletrocardiograma se destaque pela sua abrangência e alcance social. A quantidade de pessoas beneficiadas é muito grande, já que hospitais, ambulatórios e postos de saúde de várias localidades do Estado estão integrados à Central de Laudos do IDPC, incluindo os instalados em bairros das periferias das cidades. Outro benefício proporcionado pela tecnologia é a rapidez na obtenção do resultado, que pode chegar às mãos dos pacientes em questão de minutos. No processo convencional, o tempo não era inferior a duas semanas.

Eduardo Silvestri, presidente da DevPartner, explica que a solução foi desenvolvida em dois módulos. “Um deles é o servidor de coleta, composto por um sistema responsável por captar todas as amostras enviadas pela Base CardioWeb, composto por um sistema celular com acesso à internet, que permite o envio das amostras, a entrada das informações do paciente e o recebimento do laudo médico. Trata-se de um equipamento que tem capacidade para transmitir 12 amostras de traçados de cada paciente. O servidor de coleta faz a ‘plotagem’ das amostras e disponibiliza o ECG totalmente digital para que o médico cardiologista efetue o laudo”, esclarece. Segundo Silvestri, a comunicação é totalmente segura.

O outro módulo é a estação de geração do laudo (EGL), que permite o acesso aos médicos dos ECGs recebidos fornecendo ferramentas de medições e análises para a geração dos laudos que, após efetuados, são transmitidos para as Bases CardioWeb existentes nas unidades de saúde.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas