Novidades
Leite previne pressão alta

Consumir leite diariamente pode controlar a hipertensão arterial. Esta é a conclusão de uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition e conduzida pela Universidade de Wageningen, na Holanda.

O estudo reuniu 17 pesquisas que comprovaram que o consumo diário de leite diminui a pressão alta e, consequentemente, contribui para reduzir as doenças do coração, já que a hipertensão é um dos principais fatores de risco e os indivíduos que a possuem têm de três a quatro vezes mais chances de desenvolver problemas no coração.

Doenças cardiovasculares que afetam o sistema circulatório, o coração e os vasos sanguíneos são a maior causa de mortes no Brasil e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são responsáveis por 30% do total de mortes no mundo.

“A presença de minerais no leite, como o cálcio, o potássio e o fósforo, pode exercer um efeito anti-hipertensivo, conforme demonstram os estudos”, afirma a nutricionista Ana Beatriz Barrela, da RGNutri Identidade em Nutrição. “Portanto é fundamental ter hábitos de vida saudáveis e incluir o leite na rotina alimentar. Essas ações podem certamente auxiliar no controle da hipertensão arterial”, completa.

Referência:
Autores: Soedamah-Muthu e colaboradores.
Ano: 2011
Título: Milk and dairy consumption and incidence of cardiovascular diseases and all-cause mortality: dose-response meta-analysis of prospective cohort studies.
Jornal: American Journal of Clinical Nutrition




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas