Novidades
Aspecto Facial mais Alegre e Descansado depende muito das Pálpebras

A pele em excesso e as bolsas que se formam nas pálpebras são sinais de envelhecimento da pele facial. Além do incômodo estético, também podem atrapalhar a visão.

As pálpebras contêm os músculos mais exigidos de toda a face, cumprindo funções múltiplas, como abrir e fechar os olhos, espalhar o filme lacrimal e proteger o globo ocular. Todas estas funções são realizadas por delicados músculos, envoltos por fina camada de tecido subcutâneo, glândulas e uma pele fina e sensível.

A cirurgia estética mais comum nessa região da face é a Blefaroplastia. O procedimento é procurado tanto por homens quanto por mulheres, que querem ganhar um olhar mais alerta e jovem. Mesmo pessoas mais jovens, se tiverem propensão hereditária podem apresentar este incômodo.

A Cirurgia das Pálpebras (Blefaroplastia) se popularizou tanto que é uma das mais realizadas atualmente. Segundo uma pesquisa desenvolvida em território nacional pelo Instiuto Brasileiro de Opinião Pública (Ibope), no ano de 2009 foram realizadas no Brasil 645.464 cirurgias plásticas, sendo deste total, 69% estéticas e 31% reparadoras. Os homens realizaram 19.075 cirurgias de Pálpebras e as mulheres 53.923.

A partir dos 25 anos de idade é indicado iniciar um tratamento preventivo contra o envelhecimento precoce das pálpebras. "Já existem cremes específicos para essa pele mais delicada. Além disso, é bom tomar outros cuidados que servem para todo o corpo, como utilizar filtros solares sempre", comenta o Dr. Nelson Letízio, cirurgião plástico, dirigente da Cirurgia Plástica Clínica "Nelson Letízio", Membro titular da SBCP - Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

A região das pálpebras, por volta dos 30 anos, começa a apresentar os primeiros sinais de envelhecimento, com o aparecimento dos primeiros "pés-de-galinha". A partir de então, ao seu redor, acentuam-se as bolsas gordurosas, precursoras da indesejável flacidez de pele que ocorre a partir dos 40 anos de idade.

A cirurgia das pálpebras é indicada quando estas estão flácidas e caídas, com excesso de pele ou bolsas de gorduras nas regiões inferiores ou superiores, que dão um aspecto cansado e envelhecido ao rosto.

Não há idade certa para se submeter a essa cirurgia. Contudo, é importante salientar que talvez a aparência de fadiga é resultante de um conjunto de fatores, e não apenas as pálpebras caídas. Assim sendo, a cirurgia de pálpebras talvez não resolva o problema, sendo indicado um tratamento clínico contra rugas e olheiras, bem como peelings para rejuvenescer a pele e obter um resultado harmonioso.

Dr. Nelson Letízio esclarece que a Blefaroplastia é uma cirurgia simples, mas que exige cuidados pós-operatórios. "Durante o procedimento, o paciente geralmente recebe anestesia local e pode deixar a clínica após 12 horas. É normal haver inchaço, cuja duração varia de acordo com cada organismo. Os resultados definitivos podem ser sentidos seis meses depois".

"Vale a pena ressaltar que esta e outras cirurgias só devem ser feitas com plena certeza sobre aquilo que se quer", enfatiza Letízio. Como toda cirurgia plástica estética, os resultados proporcionados pela Blefaroplastia são surpreendentes e compensadores para o paciente, desde que as expectativas da cirurgia sejam realistas e o procedimento realizado por um cirurgião plastico conceituado e de confiança.

Após a cirurgia, é possível se adquirir a mesma aparência, porém com um olhar muito mais jovem e vibrante.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas