Novidades
Farmácia Popular: mais um medicamento gratuito para diabéticos

Saúde Não Tem Preço inicia distribuição de remédios gratuitos contra hipertensão e diabetes

Basta enviar o CEP da residência via SMS para o número 27397 que, em poucos segundos, chega o endereço da farmácia popular mais próxima no visor do celular. Ali, desde o dia 14, o cidadão pode retirar gratuitamente medicamentos para hipertensão e diabetes. A mensagem de utilidade pública via torpedo é uma das ações inovadoras – e sem custo para a população – da campanha do governo federal sobre o programa “Saúde não tem preço”, que começou a ser veiculada neste domingo (20) e segue até 28 de março. O torpedo vai funcionar durante 30 dias.

A campanha contará ainda com spots em todos os canais da TV aberta, além de cartazes, folders, anúncios em revistas, jornais, internet e mobiliários urbanos. A apresentadora Hebe Camargo e o ator Edson Celulari são os astros dos anúncios e filmes institucionais, que também contam com a música da banda Jota Quest “Dias Melhores” como trilha sonora. A população terá ainda acesso a informações importantes no hotsite www.saudenaotempreco.com, que divulga a lista de medicamentos disponíveis e regras do programa.

O intuito é esclarecer a sociedade sobre o acesso gratuito a 11 medicamentos que passaram a ser ofertados de graça desde o dia 14 de fevereiro, em 544 farmácias da rede própria do Farmácia Popular do Brasil e mais de 15 mil farmácias da rede privada credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular. Para ter acesso aos produtos, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica, que é exigida pelo programa como uma forma de se evitar a automedicação, incentivando ao uso racional de medicamentos e à promoção da saúde.

Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes, o programa “Aqui Tem Farmácia Popular” oferece à sociedade mais 13 tipos de medicamentos com 90% de desconto utilizados no tratamento de asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. Já a rede própria oferece 108 medicamentos.

APOIO AOS PARCEIROS – No último mês, o Ministério da Saúde fez um intenso trabalho de articulação com produtores e distribuidores da indústria farmacêutica com o objetivo de viabilizar a gratuidade dos medicamentos para hipertensão e diabetes disponíveis no Farmácia Popular. Com isso, o setor produtivo e os estabelecimentos conveniados, em uma atitude socialmente responsável, se comprometeram com o programa.

Para garantir a oferta gratuita dos medicamentos, o Ministério da Saúde forneceu todo o suporte técnico necessário e continuará prestando total auxílio aos parceiros do programa. Eventuais dúvidas sobre o Farmácia Popular podem ser esclarecidas e comunicadas ao ministério – pelos estabelecimentos credenciados ou pela sociedade – por meio do Disque-Saúde (0800-61-1997) como também pelo e-mail analise.fpopular@saude.gov.br

ORIENTAÇÕES AOS USUÁRIOS – Os medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes oferecidos por meio do Farmácia Popular são identificados pelo nome genérico ou “princípio ativo”, que é a substância que compõem o medicamento. Os itens disponíveis são informados pelas unidades do programa, onde os usuários poderão ser orientados pelo profissional farmacêutico. É ele que deverá informar, ao usuário, o nome do “princípio ativo” que identifica o medicamento comercial (de marca, genérico ou similar) prescrito pelo médico.

Informações sobre os mais de 15 mil estabelecimentos credenciados ao Aqui Tem Farmácia Popular também podem ser obtidas por meio do Disque-Saúde (0800-61-1997) ou pelo endereço eletrônico na internet.

Princípios ativos dos medicamentos oferecidos gratuitamente pelo Aqui Tem Farmácia Popular:

Hipertensão
Captopril 25 mg, comprimido
Maleato de enalapril 10 mg, comprimido
Cloridrato de propranolol 40 mg, comprimido
Atenolol 25 mg, comprimido
Hidroclorotiazida 25 mg, comprimido
Losartana Potássica 50 mg

Diabetes
Glibenclamida 5 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 850 mg, comprimido
Cloridato de metformina de ação prolongada 500 mg
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 3ml (carpule)
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 1,5ml (carpule)
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 3ml (carpules)
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 1,5ml (carpules)




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas