Novidades
Denúncia dos médicos aos planos de saúde!

Pesquisa inédita - Médicos de todo o Brasil denunciam interferências
de planos de saúde prejudiciais aos pacientes


Estudo encomendado por APM e AMB, com o apoio do CFM e demais entidades médicas, demonstra ainda que avaliação das empresas da área suplementar é baixa de norte a sul do país

Em todo o Brasil, as pressões dos planos de saúde sobre os médicos são enormes, conforme aponta pesquisa Datafolha inédita, encomendada pela Associação Paulista de Medicina (APM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). A maioria absoluta dos profissionais, de norte a sul, denuncia interferências das empresas para reduzir solicitação de exames, para reduzir internações, além de inúmeros outros ataques ao livre exercício da medicina.

O levantamento tem o intuito de conhecer a opinião dos médicos do Brasil sobre a atuação das empresas de saúde suplementar. Foram entrevistados profissionais cadastrados no Conselho Federal de Medicina (CFM), da ativa, que atendam a planos ou seguros de saúde particulares e tenham trabalhado com, no mínimo, 3 planos ou seguros saúde atualmente e/ou nos últimos 5 anos.

Foram realizadas 2.184 entrevistas finais, contemplando os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. O campo ocorreu entre os dias 23 de junho e 24 de agosto de 2010. A margem de erro máxima, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%, é de 5 pontos percentuais.

Principais números

O médico brasileiro que trabalha com planos ou seguros saúde atribui, em média, nota 5 para as operadoras, em escala de zero a dez. Os profissionais que atuam nas regiões Sudeste e Centro-Oeste (+GO e DF) são mais críticos. Nas regiões Norte (AP e AM) e Sul (+RS) a média fica um pouco acima da verificada para o Brasil.

Considerando somente as empresas que trabalha ou trabalhou nos últimos 5 anos, a avaliação média é de 5,4, sendo que 4% atribuíram nota zero.

Preocupante é que 92% dos médicos afirmam que os planos de saúde interferem em sua autonomia técnica. Aliás, é possível afirmar que a percepção sobre a interferência dos planos ou seguros na autonomia técnica profissional é um consenso entre todas as regiões do país, com índices que variam entre 90% - 95%.

Entre os tipos de interferências praticadas pelas operadoras de planos ou seguros saúde, os médicos apontam principalmente as glosas de procedimentos ou medidas terapêuticas (78%) e a interferência no número de exames e procedimento (75%). Citadas por cerca de sete em cada dez, vale destacar as restrições a doenças pré-existentes e a interferência em atos diagnósticos e terapêuticos mediante designação de auditores.

Considerando os quatro principais tipos de interferência mencionados, nota-se as seguintes tendências por região do país:

Glosas de procedimentos ou medidas terapêuticas - Maior no Centro-Oeste;

Número de exames ou procedimentos - Maior no Centro-Oeste e Norte;

Restrições a doenças pré-existentes - Maior no Nordeste e Norte;

Atos diagnósticos e terapêuticos mediante designação de auditores - Maior no Centro-Oeste.

Ainda segundo o Datafolha, considerando o tipo de interferência por operadora, CASSI é destacadamente o plano de saúde que mais interfere na autonomia técnica do médico. A marca é citada entre os três planos que mais interferem na decisão do profissional em todos os sete serviços estudados. Amil, mencionada em cinco aspectos, é a segunda marca com maior presença. Bradesco é lembrado entre os planos que mais interferem em período de internação pré-operatório, restrições para doenças pré-existentes e atos diagnósticos e terapêuticos mediante a designação de auditores, enquanto, Sul América está na primeira posição em glosas de procedimentos e medidas terapêuticas, juntamente com CASSI e Amil.

O estudo revela, enfim, que quase totalidade dos médicos sofrem algum tipo de interferência por parte das operadoras de planos ou seguros saúde (92%). Ainda, cerca de dois em cada dez afirmam que este é um procedimento comum a todos os planos ou seguros saúde.

Os dados por estados e outras informações relevantes podem ser encontrados no portal www.apm.org.br.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas