Novidades
Doenças cardíacas causam mais mortes que câncer de mama

Antigamente as doenças cardiovasculares eram consideradas masculinas e afetavam pouco as mulheres – no qual eram mais preocupadas com o também temido câncer de mama. Segundo estatísticas do Instituto Nacional do Coração, Pulmões e Sangue dos Estados Unidos divulgadas recentemente as doenças do coração são a principal causa de morte entre as norte-americanas.

Para se ter uma idéia desse quadro, o número de mortes entre mulheres em virtude de doenças cardiovasculares é quase oito vezes maior que as mortes em decorrência do câncer de mama. Isso não quer dizer que o câncer deixou de significar um grande perigo para a saúde das mulheres. Mas indica que as doenças cardiovasculares também passaram a merecer a mesma atenção por parte delas e dos cardiologistas.

Nos Estados Unidos, por exemplo, somente em 2006 mais de 315 mil mulheres morreram por complicações cardíacas, enquanto aproximadamente 270 mil não resistiram ao câncer. Já, estatísticas do Pronto Socorro do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, mostraram um aumento significativo do atendimento as mulheres de 2008 para 2009. “Em 2008 foram atendidas 12.969 mulheres no PS HCor e, no ano passado foram atendidas 13.965. A faixa etária mais expressiva é das mulheres de 30 a 44 anos, onde observou um aumento de 19% no atendimento. Esse aumento se dá a jornada excessiva de trabalho, alta competitividade no mercado de trabalho, consumo de tabaco, pressão alta, obesidade, entre outros fatores”, explica o supervisor do Pronto Socorro HCor, Dr. César Jardim.

Segundo o estudo da Divisão de Doenças Cardiovasculares do Instituto Norte-Americano, apesar de serem altos os índices atuais, é possível reduzir em até 82% o risco de desenvolver uma doença cardiovascular. Para isso, é essencial que a mulher adote um estilo de vida saudável, faça atividades físicas, cuide da alimentação e da pressão e descarte o cigarro.

Segundo o supervisor do PS HCor outra dica importante para as mulheres é permanecerem atentas aos sintomas, principalmente a dor no peito característica dos problemas cardíacos, que se estende para o pescoço, ombros, braços e costas. “O diagnóstico mais frequente no Pronto Socorro HCor entre as mulheres é a hipertensão arterial que teve um aumento de 13% de 2008 para 2009 e, na sequência, a dor torácica é o segundo diagnóstico do PS com aumento de 7%”, esclarece Dr. Jardim.

A hipertensão – que tem uma taxa de incidência de 30% na população brasileira e evolui progressivamente com a idade -, chegando a 65% após os 60 anos, também aumenta em quatro vezes os riscos de doenças arteriais coronárias quando comparado às mulheres com pressão arterial normal. O tabagismo, outro fator de risco importante, aumenta em média três vezes o risco de doença arterial coronariana (com 30% de risco de óbitos). Dados desse mesmo estudo norte-americano também fazem uma associação direta entre o aumento do índice de massa corporal e a incidência de 70% dos casos de doenças arteriais coronárias.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Cardiologia e Saúde com Dr. Augusto Uchida




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas