Novidades
Tontura pode ser alerta para diabetes e hipertensão

Sintoma típico de labirintite, a sensação de tontura deve ser bem investigada, pois muitas vezes é um alerta para outras doenças como diabetes, hipertensão arterial e arteriosclerose. De acordo com Marco Aurélio Bottino, chefe da otoneurologia do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, cerca de 450 pacientes são encaminhados, mensalmente, para a otoneurologia do HC, setor que trata a audição e o equilíbrio. “São pessoas com sintomas de tontura. Entretanto, em mais de 50% dos casos a causa dos transtornos ocorre por disfunções metabólicas, como diabetes, e vasculares, como hipertensão”, informa o especialista.

No HC, inicialmente é feita uma série de testes, que são chamados de exames otoneurológicos, para diagnosticar se o problema é no labirinto e o que o provoca. Além das causas mais frequentes, como alteração de açúcar no sangue e pressão arterial elevada, existem outros problemas que podem originar a tontura. Enxaquecas, tumores, labirintopatias propriamente ditas, como excesso de líquido em uma parte do labirinto, má-formação do labirinto e até problemas psicológicos podem ser algumas das razões.

Apesar de ser comum em idosos, a tontura pode atingir todas as idades e os sintomas podem ser variados. “Os sinais mais característicos são sensação de que a cabeça está rodando, zumbidos, náuseas, vômitos e queda da audição”, diz o médico. Marco Aurélio alerta que, se as pessoas estiverem com um desses sintomas, é necessário procurar um médico.

Quando diagnosticada a labirintite, a terapêutica varia de acordo com a causa. “Remédios para melhorar problemas do labirinto e da circulação sanguínea, intervenções cirúrgicas no caso de tumores no órgão, e exercícios físicos são alguns dos tratamentos”. Ele ainda ressalta que uma reeducação alimentar pode melhorar os sintomas e até prevenir futuros problemas no labirinto.

O otoneurologista lembra que muitas pessoas ainda se referem à labirintite como tontura. “O nome correto é labirintopatia, ou seja, são doenças típicas do labirinto e que nem sempre a tontura vai estar relacionada com esses problemas”, finaliza.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Cardiologia e Saúde com Dr. Augusto Uchida




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas