Novidades
Os executivos são estressados!

Check-up Clínico do HCor revela que 50% dos executivos, com idade média de 40 anos, sofrem de estresse

O Serviço de Psicologia do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, realizou uma pesquisa com executivos que passam pelo setor de check-up clínico do hospital para identificar quais os fatores mais freqüentes que ocasionam estresse. No período de abril a junho de 2009, as psicólogas do Serviço de Psicologia do HCor - Hospital do Coração, Mariana Guarize e Janaína Xavier de Andrade, em São Paulo, analisaram 234 pessoas que fizeram o Clinic Check-up, e constatou que 50% dos homens e mulheres possui estresse.

Observou-se que a idade média dos indivíduos é de 41 anos e que o alto índice de estresse se deve a ocupação profissional que os mesmos possuem. Das 234 pessoas avaliadas 79% são do sexo masculino e 21% do sexo feminino, em que 37% ocupam cargos de gerência, 20% cargos de analistas, 8% são engenheiros e 35% possuem profissões diversas. Dos sintomas provenientes do estresse destaca-se a ansiedade, com 75% e a irritabilidade, com 51% dos casos.

O estudo foi baseado no método EVENT, que tem como objetivo verificar a presença de elementos estressores no ambiente profissional e avaliar o quanto às circunstâncias do cotidiano de trabalho influenciam a conduta do indivíduo. Na pesquisa foram avaliadas o estresse laboral, a possível relação entre estresse, idade, sexo e profissão e a influência dos agentes estressores nas relações pessoais, qualidade de vida e vulnerabilidade dos estudados.

Alguns dos sintomas trazidos pelo estresse estão o cansaço, a irritabilidade, a tristeza e o isolamento. A doença afeta atualmente grande parte da população mundial e suas causas estão diretamente ligadas ao cotidiano como problemas no trabalho, questões domésticas e convívio social e familiar. De acordo com a chefe do Serviço de Psicologia do HCor, Dra. Silvia Cury, o estresse está relacionado a diversos fatores do convívio diário. “Os fatores relacionados ao estresse estão presentes no relacionamento familiar, tempo reduzido para o lazer, sedentarismo, insônia e oscilações de humor. Além disso, características de personalidade, como, perfeccionismo, elevada auto-exigência, ansiedade e ligação com o trabalho interferem na intensidade do estresse”.

A identificação dos sintomas nem sempre é fácil, pois muitas vezes eles estão atrelados a problemas físicos como aumento dos índices de diabetes e hipertensão, aceleração do batimento cardíaco, dores de cabeça e coluna, problemas digestivos, entre outros. “É nesse sentido que, cada vez mais os profissionais da área de Psicologia estão inseridos na realização dos Check-ups Clínicos, com o objetivo de identificar, prevenir e tratar o estresse”, explica Silvia.

Para a redução do estresse são necessários hábitos de vida saudáveis e em alguns casos um tratamento específico com psicólogos. “O estresse pode ser tratado através de terapia psicológica, na qual o paciente será levado a perceber as fontes de estresse, a ansiedade, como ele lida nas diversas situações e com isso procura-se fazer com que ele desenvolva recursos de enfrentamento destas situações”, completa.

Dicas de como se prevenir do estresse:

- Perceber o porquê da ansiedade
- Procurar respeitar os seus limites
- Não ser centralizador de tarefas ou situações
- Tirar férias
- Não levar trabalho para casa
- Realizar atividades que proporcionem prazer
- Ter uma alimentação saudável
- Realizar atividade física
- Caso não consiga sozinho, procure ajuda especializada.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Otorrinolaringologia e Saúde com Dr. Mauricio Kurc




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas